::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Dicas de leitura
 
18/06/2013  - RS: Lançamento de livro sobre Tribunal do Júri lota Auditório do Campus II da UCPel
 
UCPEL

O Auditório do Campus II da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) ficou lotado na noite da última sexta-feira (14). Com a presença expressiva de acadêmicos do curso de Direito, a professora Ana Lúcia Pastore Schritzmeyer, coordenadora do Núcleo de Antropologia do Direito (NADIR) da Universidade de São Paulo (USP), falou sobre os resultados da sua pesquisa de doutorado, que deu origem ao livro Jogo, ritual e teatro - um estudo antropológico do Tribunal do Júri.

A obra, lançada em Pelotas com o apoio da Editora Vanguarda, entende os julgamentos do Tribunal do Júri como “um ritual”. O estudo concentra-se na cidade de São Paulo, que serviu de base para uma análise etnográfica. “As sessões de julgamento possuem aspectos lúdicos e teatralizados, os quais estão envoltos em um sistema de persuasão performática”, pontua a autora.

Na quinta-feira (13), a pesquisadora da USP havia participado das atividades do 4° Seminário de Política Social do Mercosul (SEPOME), organizado pelo Mestrado em Política Social da UCPel.

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT