::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
09/04/2018  - TJ-SC: Conversa entre jurados, incentivada por advogado dos réus, não anula julgamento
 
TJ-SC

A 2ª Câmara Criminal do TJ confirmou a condenação de dois irmãos a penas somadas de 26 anos de prisão por homicídio triplamente qualificado, ocorrido no Vale do Itajaí em 2016, e negou pleito dos réus pela nulidade da sessão do Tribunal do Júri, sob o argumento de quebra da incomunicabilidade entre os jurados. A defesa sustentou que dois jurados, um iniciante e outro já experiente em sessões, trocaram impressões sobre o sigilo da votação e a forma de abertura dos votos. O neófito temia por represália em decorrência do julgamento.

O desembargador Getúlio Corrêa, relator da matéria, fiou-se no relato do juiz para refutar tal argumento. O magistrado relatou que a conversa teve origem a partir da intervenção de um dos advogados dos réus que, indagado na ocasião sobre o ocorrido, não se manifestou. "Tal conduta, além de inapropriada, foi o que causou o que agora a defesa chama de nulidade, sendo apropriado recordar que ''nenhuma das partes poderá arguir nulidade a que haja dado causa, ou para que tenha concorrido, ou referente a formalidade cuja observância só à parte contrária interesse''", avaliou Corrêa.

A câmara também negou, no mérito, a anulação da sentença por decisão contrária à prova dos autos, diante do fato de o júri ter acolhido uma das versões apresentadas, inclusive quanto às qualificadoras. Os acusados respondem por homicídio contra conhecido, perpetrado com tiros e facadas, após divergências na negociação de um veículo. A decisão foi unânime (Apelação Criminal n. 0000592-49.2016.8.24.0031).

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT