::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
11/04/2019  - TJ-MT: Feminicídio será tema debatido em audiência pública
 
TJ-MT

“O Tribunal de Justiça vem trabalhando para que a implementação da Rede (de Proteção à Mulher Vítima de Violência Doméstica) seja algo real não apenas na Capital, mas em todos os municípios de Mato Grosso”. A afirmação é da titular da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Cuiabá, Jorzilethe Magalhães Criveletto ao se referir às discussões que vão nortear a Audiência Pública “Enfrentamento da violência familiar contra mulher: Juntos por uma rede estruturada de atendimento em Mato Grosso”, realizada pelo Poder Judiciário no dia 26 de abril, no auditório do Fórum da Capital.

A delegada vai compor o Eixo 2 no evento, que terá como tema o ‘Feminicídio – como fazer o enfrentamento’, juntamente com as juízas Ana Graziela Vaz de Campos Alves Corrêa e Amini Haddad Campos.

Em 2018 foram registrados 38 feminicídios no Estado e segundo a delegada, esse tipo de crime tem sido pulverizado em quase todos os municípios, não apenas em Cuiabá, por isso, ressalta a importância da constituição de conselhos municipais da mulher e da rede de enfrentamento no interior de Mato Grosso, para que as mulheres possam ter o poder público enfrentando esses crimes. “Temos observado que ao longo do tempo o feminicídio, além de ter aumentado, existe a crueldade com que é praticado”, observou.

Para a delegada, a expectativa para a realização da audiência pública é grande, principalmente quanto a participação da sociedade e ela fez o convite. “Conclamamos toda a população, os segmentos que já militam nessa causa, as ONGs, associações de mulheres, associações de bairros, clubes de mães. Convocamos essas pessoas para que possam estar presentes para discutirmos e encontrarmos soluções que sejam viáveis para a implementação da rede de proteção e evitar outros feminicídios”.

A juíza da 1ª Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar contra Mulher da Capital, Ana Graziela Vaz de Campos Alves Corrêa disse que a participação da sociedade é primordial para debater a temática. “Queremos ouvir a população no que poderíamos ajudar no enfrentamento do feminicídio para evitar que ocorram novos casos. Queremos uma rede engajada para que as políticas de proteção e empoderamento da mulher possam funcionar em Mato Grosso”.

Na avaliação da magistrada, a audiência pública será um momento de debates, já que a sociedade estará presente e nomes de representatividade na causa também. O que se pretende, segundo a juíza é estruturar os municípios, já que quase nenhum possui o Conselho da Mulher. É através dele que se obtém verba federal para que sejam implantadas políticas públicas para o enfrentamento da violência doméstica.

“Nessa audiência todos os municípios serão orientados sobre como formar o conselho, como ter uma rede engajada de proteção à mulher e isso vai fortalecer as ações para diminuir o índice de feminicídios no Estado”.

O evento será realizado, a partir das 13h30, no dia 26 de abril, no auditório do Fórum de Cuiabá. Todos podem participar. Serão abordados três eixos: Implantação da rede de proteção à mulher vítima de violência doméstica, Feminicídio e Estruturação dos conselhos municipais de direitos da mulher.

Os interessados em participar dos debates podem se inscrever no link abaixo:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScDsuVXjTc-6CGuNe1IovZuvJZ7DAbJbtHh3aE9OrT4rXWG7A/viewform

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT