::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
24/04/2019  - Conselheiro do CNMP apresenta o Formulário Nacional de Risco e Proteção à Vida (FRIDA) ao governador do RJ
 
CNMP

O conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) Valter Shuenquener apresentou, no dia 18 de abril, ao governador do Estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, o Formulário Nacional de Risco e Proteção à Vida (FRIDA). O encontro ocorreu na sede do governo, na capital fluminense.

O objetivo de Valter Shuenquener foi levar o FRIDA ao conhecimento do governador, tendo em vista a importância de os entes estatais apoiarem a divulgação e efetivação do formulário, uma vez que os dados coletados por essa ferramenta contribuirão para a fundamentação e avaliação de medidas protetivas de urgência previstas na Lei Maria da Penha. Além disso, o FRIDA visa a prevenir o agravamento da violência para sobreviventes de tentativas de feminicídios e/ou vítimas indiretas, e facilita o encaminhamento das mulheres às redes de serviços especializadas nesse tipo de atendimento.

Na ocasião, Shuenquener explicou que o FRIDA é um instrumento utilizado na prevenção e no enfrentamento de crimes praticados no contexto de violência doméstica e familiar contra a mulher, o qual consiste em estudo com perguntas cujas respostas ajudarão na identificação de fatores de risco que indiquem uma possível repetição ou a probabilidade de futura ocorrência de atos de violência doméstica. As perguntas do formulário foram criadas a partir da experiência de diversos países no enfrentamento da violência doméstica e contou com o apoio institucional da Delegação da União Europeia no Brasil.

Shuenquener ainda informou ao governador acerca do esforço conjunto para que o formulário passe a ser usado nos procedimentos que apurem crimes de violência doméstica e familiar contra a mulher nos âmbitos do Poder Judiciário, do Ministério Público, das delegacias e do Ministério dos Direitos Humanos, com amparo no Cadastro Nacional de Violência Doméstica (CNVD).

Clique aqui para conhecer o FRIDA

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT