::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
02/08/2017  - Reunião da Enasp avalia o desempenho do Cadastro Nacional de Violência Doméstica
 
CNMP

A Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp) do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) promoveu reunião de trabalho nesta quarta-feira, 2 de agosto, para discutir o funcionamento e a proposta de medidas para o aperfeiçoamento do Cadastro Nacional de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher (CNVD). O evento foi realizado no hotel Royal Tulip, em Brasília/DF.

O procurador da República no Rio de Janeiro e membro auxiliar da Enasp, Maurício Andreiuolo, conduziu a apresentação que convidou os participantes, membros do MP que são gestores da Enasp, a refletirem acerca do significado e da importância do CNVD. Ele ressaltou que os membros devem conservar a “vontade de participar ativamente do processo de mudança” estimulada pelo cadastro. Andreiuolo falou também sobre a função e a legitimidade da ferramenta; além da percepção e conscientização sobre a utilidade da iniciativa, que representa “uma conexão do MP com a sociedade”.

Na ocasião do debate, os gestores da Enasp levantaram as melhorias estruturais a serem implementadas para o preenchimento ideal dos dados do Cadastro Nacional de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher. Entre eles, estão o aumento dos recursos humanos, o aprimoramento do sistemas operacionais, a promoção da comunicação entre orgãos e o investimentos financeiros.

Na segunda parte da reunião, o servidor do CNMP Wilfredo Pacheco (na foto, o segundo da dir. p/ esq.) apresentou informações técnicas sobre o funcionamento do CNVD, ressaltando os procedimentos de preenchimento das informações e os métodos de organização dos dados coletados. Já os gestores da Enasp expuseram as dúvidas e propuseram sugestões para a melhor formatação do formulário de cadastros. Pacheco mostrou ainda estatísticas registradas por meio do preenchimento: até o momento são 175.382 casos, 151.398 agressores e 175.962 vítimas cadastrados.

Ao final do evento, que se estende na parte da tarde, as deliberações dos gestores da Enasp serão sistematizadas para a construção do documento final aos moldes de uma Carta de Brasília da Enasp. O documento irá institucionalizar a “pretensão efetiva para viabilizar mudanças”, de acordo com Maurício Andreiuolo.

O coordenador da Enasp é o conselheiro do CNMP Valter Shuenquener. O Cadastro Nacional de Violência Doméstica foi instituído pela Resolução CNMP nº 135/2016 alterada pela Resolução CNMP nº 152/2016, cuja proposta foi iniciativa da Comissão de Defesa dos Direitos Fundamentais (CDDF/CNMP). A resolução concretiza a atribuição do MP de cadastrar os casos de violência doméstica e familiar contra a mulher.

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT