::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
27/09/2017  - TJ-GO: Comerciante que atirou em empresário após discutirem por esbarrão é condenado
 
TJ-GO

O comerciante Flávio Fernandes da Silva foi condenado por um júri popular a seis anos e seis meses de prisão, nesta segunda-feira (25). A sessão de julgamento, realizada pela 4ª Vara dos Crimes Dolosos Contra a Vida e Tribunal do Júri de Goiânia, foi presidida pelo juiz Antônio Fernandes da Silva. Flávio foi considerado culpado pelo assassinato de Anor Pereira da Silva Filho.

No julgamento, o representante do Ministério Público e a advogada que atuou como assisstente de acusação requereram a condenação do acusado por homicídio simples, na conformidade do Art. 121, caput, do Código Penal. Já a defesa técnica sustentou a tese de desclassificação para a modalidade de homicídio culposo, sob o argumento de ter o disparo resultado de uma imprudência, devido ao embate físico entre o acusado e a vítima. A defesa requereu também a causa especial de redução da pena, consistente em ter o acusado agido por violenta emoção, logo após injusta provocação da vítima.

O Conselho de Sentença, porém, reconheceu a materialidade e autoria do crime. Os jurados recusaram a desclassificação para homicídio culposo e causa especial de redução de pena, deduzidas pela defesa do acusado.

Por decisão soberana do júri ficou o acusado Flávio Fernandes da Silva condenado nas sanções do artigo 121 do Código Penal Brasileiro (matar alguém). O juiz Antônio Fernandes de Oliveira fixou a pena base em sete anos de reclusão, reduzindo-a em seis meses devido a confissão do réu sobre o fato toda vez que interrogado. Ficando a pena definitiva fixada em seis anos e seis meses de reclusão. A pena deve ser cumprida inicialmente em regime semiaberto. O réu também foi condenado a pagar as custas e despesas processuais que serão apuradas pela Contadoria do fórum. Como o acusado respondia o processo em liberdade, o juiz decidiu mantê-lo em liberdade enquanto não transita em julgado a condenação.

Caso

O homicídio de Anor Pereira da Silva Filho aconteceu no dia 23 de novembro de 2014, por volta das 2h, na Avenida 136, Setor Marista, próximo ao Bar Alabama. O empresário estava no estabelecimento com familiares quando foi ao banheiro e teria esbarrado, involuntariamente, em Flávio Fernandes da Silva. O acusado não gostou da situação e ambos acabaram discutindo. A vitima então decidiu fechar a conta e se retirar do local. Nessa hora, a cerca de uma quadra do estabelecimento, Flávio Fernandes da Silva desceu de um veículo e disparou duas vezes contra Anor e fugiu em seguida.

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT