::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
14/10/2017  - Escritório da ONU critica nova regra para julgar militares em ações de segurança
 
O Globo

Dois órgão internacionais criticaram, em nota conjunta divulgada nesta sexta-feira, a aprovação pelo Senado do projeto de lei que transfere para a Justiça Militar o julgamento de crimes cometidos por profissionais das Forças Armadas em missões de Garantia da Lei e da Ordem (GLO). O Escritório para América do Sul do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) e a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) da Organização dos Estados Americanos (OEA) expressam “profunda preocupação” com o projeto, e pediram que ele seja vetado integralmente pelo presidente Michel Temer.

Para o ACNUDH e a CIDH, o julgamento por tribunais militares de violações supostamente cometidas contra civis impede a “possibilidade de uma investigação independente e imparcial”. Os órgão avaliam que a Justiça Militar deve ter um “alcance restritivo e excepcional, relacionada a bens jurídicos específicos de ordem militar”.

Na prática, caso a proposta seja sancionada, um militar em operação que mata intencionalmente um civil durante uma missão de GLO — como a que permite o emprego de soldados na segurança pública do Rio — deixa de ser julgado pelo Tribunal do Júri.

O projeto dividiu opiniões: enquanto entidades ligadas aos direitos humanos classificam a mudança como um retrocesso, antevendo uma falta de transparência nos processos, o Ministério Público Militar defende a alteração nas regras, alegando, inclusive, que a Justiça Militar é “mais célere e rigorosa” do que a Justiça comum.

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT