::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
07/12/2017  - Mês do Júri: Justiça paulista julga 443 crimes dolosos contra a vida
 
TJ-SP

O vice-presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Ademir de Carvalho Benedito, representou o presidente da Corte, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, na solenidade de encerramento do ‘Mês Nacional do Júri’, realizada hoje (5) no Complexo Judiciário Ministro Mário Guimarães – Fórum Criminal da Barra Funda.

A ação prioriza o julgamento dos processos de competência de Tribunais do Júri que se enquadram na meta Enasp (Estratégia Nacional de Justiça e Segurança) e atendem às recomendações do Conselho Nacional da Justiça (CNJ). Foram priorizados, desta vez, os julgamentos de processos de crimes dolosos contra a vida nos quais os réus estejam presos.

Levantamento prévio das 180 unidades judiciais participantes registrou 174 ações aptas para julgamento. Mas, somente entre os dias 1º e 24/11, 443 processos haviam sido julgados – 208 dos quais aguardavam sentença que levariam ou não o réu a julgamento pelo Conselho de Sentença, e 235 que já contavam com sentença de pronúncia.

De acordo com o gestor do Comitê de Mobilização da Meta Enasp, desembargador Walter da Silva, “foi um mês especial, porque focamos os julgamentos dos crimes dolosos contra a vida e estamos muito satisfeitos por superar mais uma vez a meta estabelecida”. “Nossa missão continua a cada dia, esse esforço é diário e todos merecem destaque sempre”, concluiu.

O juiz da 5ª Vara das Execuções Criminais e diretor do fórum, Paulo Eduardo de Almeida Sorci, falou sobre a importância da iniciativa. “A meta foi cumprida com muito esforço, o que só foi possível com a dedicação das partes envolvidas, Ministério Público, Defensoria Pública, Polícia Militar, servidores e todos aqueles que se empenharam para que chegássemos ao resultado obtido”, comemorou.

O vice-presidente Ademir de Carvalho Benedito trouxe o reconhecimento do presidente Paulo Dimas e parabenizou pelo trabalho realizado. “Os crimes contra a vida atentam contra o bem maior, o bem mais precioso e nenhum outro interesse ou patrimônio é tão importante quanto a vida. É necessário que a Justiça dê julgamento rápido e efetivo a esses casos, que muito têm proliferado e esse quadro só será alterado quando a Justiça der resposta rápida e efetiva à sociedade”, afirmou.

Ademir Benedito enalteceu o trabalho realizado pelas juízas Liza Livingston (4ª Vara do Júri) e Michelle Porto de Medeiros Cunha Carreiro (3ª Vara do Júri), e estendeu o reconhecimento a todos os juízes das Varas do Júri de todo o Estado.

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT