::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
15/02/2018  - TJ-GO: Jurado completa cem anos de idade e ganha homenagem em Vara Criminal
 
Lilian Cury - TJ-GO

Cezário Bicudo Lemes vai completar cem anos de idade no próximo dia 26 e, como celebração de seu aniversário, ganhou uma homenagem na 3ª Vara dos Crimes Dolosos contra a Vida e Tribunal do Júri de Goiânia. Há oito anos, ele é jurado na comarca, tendo se tornado o voluntário mais antigo a compor o conselho de sentença.

A iniciativa da solenidade foi do titular da unidade judiciária, juiz Jesseir Coelho de Alcântara. “Cezário é um jurado muito dedicado e lúcido, um verdadeiro exemplo. Ele é aposentado e poderia estar em casa, mas, em vez disso, faz questão de prestar serviço à sociedade”, afirmou o magistrado.

O aniversariante recebeu a homenagem com satisfação. “Sou idoso e poderia ficar em casa, doente e triste. Mas fico feliz em contribuir com a população”, conta Cezário, que é general aposentado do Exército.

Para ele, a idade contribui com o papel do jurado. “É uma missão árdua fazer justiça: é preciso prestar atenção, uma vez que um criminoso pode ser solto e um inocente, preso. É necessário ter bom senso e fazer uma análise de consciência e a sabedoria adquirida com a vida pode ajudar”.

Enquanto tiver saúde física e mental, Cezário diz não pretende aposentar-se da função de jurado. “Quem sabe até meus 108 ou 110 anos eu não continuo no Tribunal do Júri?” indaga de forma retórica.

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT