::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
20/03/2018  - MP-GO: STJ entende que exclusão da qualificadora do motivo torpe na pronúncia somente é admitida diante de sua manifesta improcedência, sob pena de usurpação da competência do Júri
 
MP-GO

A Procuradoria de Justiça Especializada em Recursos Constitucionais do MP/GO interpôs agravo em face da decisão que inadmitiu recurso especial, manejado contra acórdão do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás – TJ/GO (AgREsp nº 1.235.911-GO), em razão da violação ao artigo 121, § 2º, inciso I, do Código Penal, e ao artigo 413 do Código de Processo Penal.

No recurso especial, o órgão ministerial sustentou que “a Corte local usurpou a competência do tribunal do júri ao excluir qualificadora do motivo torpe após a valoração das provas”.

Ao analisar a controvérsia, o Ministro Relator, Reynaldo Soares da Fonseca, considerou procedente a insurgência, argumentando que a “jurisprudência deste Tribunal ''se orienta no sentido de que a sentença de pronúncia não encerra juízo de procedência acerca da pretensão punitiva, tão somente viabilizando a competência para o Tribunal do Júri, que decidirá a lide de acordo com os elementos probatórios produzidos, devendo a estes os autos serem enviados na hipótese de razoável grau de certeza da imputação'' (AREsp 654379/SP, Rel. Ministro NEFI CORDEIRO, Sexta Turma, Dje de 25/9/2015)”.

O relator entendeu que “a qualificadora do motivo torpe não se mostra manifestamente improcedente, como afirmado pela Corte local. Dessa forma, a providência mais acertada é a sua manutenção na pronúncia, de forma que seja tal questão avaliada pelo Tribunal do Júri, sob pena de usurpação de sua competência”.

Assim, o Superior Tribunal de Justiça deu “provimento ao recurso especial, para restabelecer na sentença de pronúncia a qualificadora do motivo torpe, prevista no inciso I, do § 2º, do art. 121 do Código Penal”.

Eis o inteiro teor do acórdão.

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT