::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
26/05/2018  - PI: Sancionada lei que cria Dia de Combate ao Feminicídio
 
Wanessa Gommes - GPI

O governador Wellington Dias sancionou Lei nº 7.120, de 25 de maio, que dispõe sobre a instituição do dia 27 de maio como o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio no Piauí. A lei foi publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (25).

Segundo o parágrafo único da lei, a sociedade civil organizada poderá promover campanhas, debates, seminários, palestras entre outras atividades para conscientizar a população sobre a importância do combate ao feminicídio, na forma tentada ou consumada, e demais formas de violência contra a mulher.

Castelo do Piauí

A data de 27 de maio é alusiva ao crime bárbaro que chocou o estado e o país, no ano de 2015, quando quatro jovens foram estupradas e arremessadas do alto de um morro de cerca de 10 metros de altura, por um homem e quatro adolescentes, na cidade de Castelo do Piauí.

Uma das jovens, identificada como Danielly, de 17 anos, não resistiu aos ferimentos e faleceu no dia 07 de junho, no Hospital de Urgência de Teresina (HUT).

Adão José Silva Sousa, acusado de ser o mentor do crime, foi condenado pelo Tribunal Popular do Júri, a 100 anos e 8 meses de reclusão. O julgamento aconteceu em fevereiro deste ano.

Já os garotos foram condenados, ainda em 2015, a três anos de internação no CEM (Centro Educacional Masculino), pena máxima estabelecida pelo ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). Um deles, Gleisom Vieira da Silva, foi morto pelos companheiros dentro do CEM, no dia 17 de julho do mesmo ano.

Feminicídios

Na semana passada, dois casos de feminicídios foram registrados em Teresina. Aretha Dantas foi encontrada morta na Avenida Maranhão, próximo a Ponte da Tabuleta, no dia 15. O ex-marido Paulo Alves dos Santos Neto foi preso acusado do crime.

Dois dias depois, Gisleide Alves dos Santos foi encontrada morta em casa, no Conjunto Santa Fé, pelo filho. Samuel Lucas, com quem a vítima mantinha um relacionamento há pouco tempo, foi preso acusado do crime.

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT