::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
20/07/2018  - Boate Kiss: Tribunais Superiores apreciarão recursos
 
Márcio Daudt - TJ-RS

O Tribunal de Justiça do RS, através da 3ª Vice-Presidência, admitiu recursos especiais e extraordinários do Ministério Público e da Associação de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), possibilitando que o Superior Tribunal Federal (STF) e o Superior Tribunal de justiça (STJ) decidam se vão a júri popular ou não os quatro réus do processo que apura a responsabilidade criminal pelo incêndio na boate Kiss, em janeiro de 2013, que resultou em 242 mortos e mais de 600 feridos.

Em dezembro passado, o 1º Grupo Criminal aceitou recurso de Elissandro Callegaro Spohr, Mauro Londero Hoffmann, Marcelo de Jesus dos Santos e Luciano Augusto Bonilha Leão para desclassificar a conduta dos réus para crimes diversos daqueles de competência do Tribunal do Júri. O entendimento foi de que não houvera dolo sequer eventual, quando mesmo sem intenção, corre-se o risco de matar. Os Desembargadores do grupo se dividiram, e a votação acabou empatada (4 a 4), casos em que a legislação favorece os autores do recurso.

Admissão

Contra essa decisão foram interpostos os recursos especiais (REsp) e extraordinários (RE), julgados pelo Desembargador Túlio de Oliveira Martins. Em análise de REsp do Ministério Público, o magistrado considera que a divergência na votação abre caminho para a sua admissão, conforme entendimento do próprio STJ.

No acórdão, o 3º Vice-presidente do TJRS negou a admissibilidade ou negou continuidade a recursos especiais e extraordinários dos acusados Elissandro Callegaro Spohr, Mauro Londero Hoffmann.

Clique aqui e leia a decisão.

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT