::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
16/08/2018  - MP-MT pretende criar “Curadoria da Vida” para fortalecer atuação dos promotores de Justiça no Tribunal do Júri
 
Clênia Goreth - MP-MT

Para fortalecer a atuação dos promotores de Justiça no Tribunal do Júri em Cuiabá e Várzea Grande, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso estuda a possibilidade de criar uma espécie de “Curadoria da Vida”. A proposta é reunir um grupo de membros da instituição, sem prejuízo das funções, com a finalidade de trabalhar na obtenção de dados científicos e métodos para subsidiar a atuação do promotor de Justiça no Plenário do Júri.

A novidade foi anunciada pelo procurador-geral de Justiça, Mauro Benedito Pouso Curvo, na abertura do VIII Encontro dos Promotores de Júri que começou hoje e se estenderá até amanha (17). A criação da “Curadoria da Vida” foi uma sugestão do presidente do Núcleo do Tribunal do Júri (Nujuri), promotor de Justiça César Danilo Novaes.

“Proponho que a partir de agora comecemos a trabalhar com o planejamento e estruturação dessa curadoria para depois levarmos a sugestão ao Colégio de Procuradores de Justiça. Podemos até não dispor de recursos financeiros, mas o que não falta aqui no Ministério Público é criatividade e boa vontade em oferecer um serviço cada vez melhor à sociedade”, ressaltou o procurador-geral de Justiça.

Ele aproveitou a oportunidade para lançar o desafio para o IX Encontro de Promotores do Júri, que ocorrerá no ano que vem. “Proponho como meta que no próximo ano possamos discutir os resultados e os novos rumos dessa Curadoria. Esse desafio nos obrigará a priorizar, em meio a tantas atividades diárias, as ações em torno desse objetivo comum”, observou.

Curvo também trabalha com a possibilidade de instalação de mais uma Promotoria com atuação no Júri em Cuiabá. Atualmente, existem três na Capital e duas em Várzea Grande.

EVENTO: Mais de 100 promotores de Justiça de Mato Grosso e de outros Estados estão participando do VIII Encontro Estadual do Tribunal do Júri. A abertura do evento foi prestigiada pelo conselheiro nacional do Ministério Público e presidente da Unidade Nacional de Capacitação, Lauro Machado Nogueira.

“A realização do VIII Encontro Estadual do Tribunal do Júri demonstra o protagonismo do Ministério Público do Estado de Mato Grosso na causa do júri. O aperfeiçoamento funcional é fundamental para mantermos a dignidade do Tribunal democrático”, enfatizou.

Além do conselheiro nacional e do procurador-geral de Justiça, também compuseram a mesa de honra do evento o corregedor-geral do MP, procurador de Justiça Flávio Fachone; o coordenador do Núcleo do Tribunal do Júri, promotor de Justiça César Danilo Ribeiro Novais; o presidente da Confraria do Júri, promotor de Justiça Caio Marcio Loureiro; o promotor de Justiça do Tribunal do Júri da Capital e coordenador do Núcleo de Ações de Competência Originária (NACO – Criminal), Antonio Sergio Cordeiro Piedade; o presidente da AMMP, promotor de Justiça Roberto Aparecido Turin; o procurador da Especializada Criminal, Mauro Viveiros; o coordenador do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), promotor de Justiça Wagner Cezar Fachone; a promotora de Justiça em Cuiabá, Marcelle Rodrigues da Costa e Faria, e o promotor de Justiça em Sergipe e membro auxiliar da Corregedoria Nacional do MP, Rafael Schwez Kurkowski.

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT