::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
25/04/2019  - TJ-MT: População garante participação ativa em audiência pública sobre violência doméstica
 
TJ-MT - Dani Cunha

Com a proposta de ampliar o debate e ouvir o maior número de pessoas sobre um tema alarmante, preocupante, recorrente e que necessita de ações efetivas, o Poder Judiciário de Mato Grosso convidou a população a participar ativamente da Audiência Pública “Enfrentamento da violência familiar contra mulher: Juntos por uma rede estruturada de atendimento em Mato Grosso”, que ocorre nesta sexta-feira (26 de abril). Mais de 200 pessoas se inscreveram para participar das discussões nos eixos estabelecidos durante o evento.

A implantação da rede de proteção à mulher vítima de violência doméstica, feminicídio - como fazer o enfrentamento e estruturação dos conselhos municipais de direitos da mulher, são os três assuntos que estarão em pauta para ampla discussão com órgãos públicos, instituições, sociedade civil organizada e população de forma geral.

A desembargadora Maria Erotides Kneip, que está à frente da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar no âmbito do Tribunal de Justiça (Cemulher) e que juntamente com a Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ-MT) coordena a audiência pública, disse que os números de inscrições refletem a necessidade do debate juntamente com a sociedade. “Essa quantidade de inscrições mostra que a sociedade está dizendo: nós queremos essa discussão, queremos ser ouvidos nesse debate, precisamos de conselhos municipais instalados, queremos criada a rede de proteção de enfrentamento da violência doméstica”, disse.

O Eixo 1, trará a implantação da rede de proteção à mulher vítima de violência doméstica e a juíza da Segunda Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar contra Mulher de Cuiabá, Tatiane Colombo será uma das pessoas que vai falar sobre o tema. A importância, o que é e qual a finalidade da rede será a abordagem dada pela magistrada que reforça a relevância da conexão entre todos os envolvidos para que a rede de fato funcione.

Para ela, reunir tantas pessoas como as que se inscreveram e também o número de parceiros é um feito que não é fácil de se conseguir. “Essa é uma atitude do Tribunal de Justiça, da Corregedoria, que precisa ser parabenizada. Todos que compõem a rede estão num mesmo patamar em prol de um assunto que é o combate à violência doméstica e à valorização dessa mulher. A mulher precisa ser olhada e a maior dificuldade que nós juízes temos é encaminhar essa mulher”, disse ao se referir à importância de cada órgão e instituição dentro do contexto da rede.

“Esse é um momento onde nós que trabalhamos em prol desse assunto temos a necessidade de ter a visão do quão importante é esse tema, de que todos juntos precisamos desempenhar, cada um dentro de suas atividades, o melhor, fazendo os elos. Isso é questão de segurança pública, de saúde pública. Nós do Judiciário, o Ministério Público, Defensoria Pública estamos fazendo a nossa parte, mas existem outros atores. Hoje precisamos ser elo, precisamos de efetividade, essas são as palavras-chaves. Não existe um trabalho mais bonito do que aquele feito em rede e para que funcione precisa ser simples, tem que ter ciência e noção de cada um que a integra. Não é preciso pensar em castelos quando uma casa serve para que você faça um bom trabalho”, complementa.

Um dos titulares da Primeira Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar contra Mulher de Cuiabá, juiz Jamilson Haddad Campos será um dos que apresentará o Eixo 3 sobre a estruturação dos conselhos municipais de direitos da mulher. Segundo ele, os conselhos têm importância fundamental nessa implementação de políticas públicas. Ele destacou a relevância que a gestão do presidente do Judiciário, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, juntamente com o corregedor, desembargador Luiz Ferreira tem dado à causa voltada ao combate da violência contra as mulheres.

De acordo com o juiz, para que um conselho seja constituído é necessário um projeto de lei a ser encaminhado aos prefeitos, que enviará à Câmara Municipal para aprovação. Outra alternativa é que o mesmo projeto de lei seja encaminhado ao Poder Legislativo por um dos vereadores de cada município para aprovação.

Uma minuta do projeto de lei para a implementação dos conselhos nos municípios de todo Estado foi elaborada por Jamilson Haddad, juntamente com o juiz da Segunda Vara de Violência Doméstica da Capital, Jeverson Luiz Quinteiro e que será fornecida a todos os municípios durante a audiência pública para que os conselhos sejam instituídos. “Fizemos análise de leis aprovadas em outros estados e elaboramos a proposta de minuta. Essa é uma das colaborações do Poder Judiciário com todos os municípios, juntamente com as primeiras-damas para que esses conselhos sejam criados”, afirma.

O magistrado enfatizou que essa audiência traz uma verdadeira política pública na igualdade de gênero, no respeito às mulheres. “Isso atinge toda a sociedade, principalmente as famílias, as crianças e essa igualdade traz também melhorias na própria dignidade da pessoa humana. O Poder Judiciário de Mato Grosso está na vanguarda, saindo a frente, estabelecendo nortes e diretrizes, fundamentando a sua razão de trazer a pacificação social, de dizer ao jurisdicionado a sua preocupação”.

A abrangência que se pretende chegar com essa audiência pública é tamanha que a transmissão será feita ao vivo pelo canal do Youtube do Tribunal de Justiça para que aqueles que não tiverem a oportunidade de participar presencialmente possam contribuir com sugestões e perguntas.

“Esse é um diferencial onde o Poder Judiciário traz estrutura e corpo para somar força com outras instituições e poderes, desenvolvendo políticas públicas participativas com o coletivo, membros da sociedade civil e autoridades. Com certeza surgirão resultados e frentes magníficas de maneira muito concreta. Tenho certeza que será um marco antes e depois dessa audiência em relação a políticas públicas de combate à violência contra as mulheres”, finaliza o magistrado.

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT