::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
13/06/2019  - UNCMP dá início à terceira edição do Encontro Nacional do Ministério Público do Tribunal do Júri
 
CNMP

Na manhã desta quinta-feira, 13 de junho, a Unidade Nacional de Capacitação do Ministério Público (UNCMP) deu início, no auditório do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), em Brasília-DF, ao III Encontro Nacional do Ministério Público do Tribunal do Júri. O objetivo do evento, cuja duração é de dois dias, é promover o debate de temas relevantes sobre o Tribunal Popular, estimulando o compartilhamento de estratégias, a produção de teses jurídicas e o aperfeiçoamento profissional dos membros do MP brasileiro.

Na abertura do evento, exclusivo para membros do MP, o presidente da UNCMP, conselheiro Lauro Nogueira, disse que o encontro é muito relevante por conta do destaque que o tribunal do júri tem no Ministério Público brasileiro. “O tribunal do júri é de fundamental importância para a sociedade brasileira, pois é onde defendemos o bem maior que é a vida. É um trabalho que muito nos toca como membro do MP, mexe com nossa essência. O promotor de Justiça que ali atua precisa doar-se totalmente, com bastante comprometimento”, falou.

Lauro Nogueira também destacou que, neste ano, o evento trará uma inovação: a realização dos painéis em forma de debates, para que o encontro tenha um perfil mais informal. Os eixos de discussão serão: temas polêmicos do júri, discurso do Ministério Público em plenário, tutela pela mulher e feminicídio, e exploração da prova no processo do júri.

Concluindo sua fala, Lauro Nogueira afirmou que os debates do encontro foram pensados para proporcionar evolução e avanço aos presentes. “Coloco a UNCMP à disposição dos colegas do Ministério Público e espero que amanhã, ao fim do evento, todos possam ter aproveitado esta oportunidade para aprimorar a nossa atuação”.

Também compuseram a mesa de abertura os conselheiros do CNMP Gustavo Rocha e Fábio Stica; o presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG), Paulo Cezar dos Passos; e o procurador-geral de Justiça do Estado do Ceará, Plácido Barroso.

Veja aqui a programação completa do evento.

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT