::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
01/08/2019  - Júri de Rondonópolis julga crimes contra mulheres, parricídio e até facções criminosas
 
Ulisses Lalio - TJ-MT

O Tribunal do Júri de Rondonópolis (212km a sul de Cuiabá) julgará 10 casos de crimes dolosos contra a vida no mês de agosto. Entre os casos estão quatro crimes contra a vida de mulheres que tentaram terminar um relacionamento. Além de assassinatos encomendados de dentro da prisão, por grupo criminoso conhecido nacionalmente, e até um parricídio (assassinato do pai).

Os júris iniciam nesta sexta-feira (2 de agosto) julgando um crime praticado contra a vida de uma mulher. O réu Leonildo Inácio Ferreira será julgado por ter deferido facadas pelas costas em sua companheira. A vítima estava responsável por cuidar da casa de uma família que estava em viagem. O companheiro teria ficado com ciúmes do serviço e lhe exigido que não fosse trabalhar. Após a negativa da vítima, o agressor teria surpreendido a mulher com as facadas nas costas. A vítima foi deixada no chão ensanguentada e só não morreu por conta do socorro de vizinhos (Processo 322034).

Na terça-feira (6 de agosto), um crime brutal que aconteceu na ‘Conveniência Fazendinha’ passará pelo crivo do Tribunal do Júri. O réu Cleo de Souza Silva, que possuía uma rixa com sua vítima, a encontrou no mesmo estabelecimento no dia do crime. Após ter ingerido compulsivamente bebida alcoólica, como narra o processo, o agressor, munido com um pedaço de madeira, deu vários golpes no rosto da vítima - que não sobreviveu ao ataque (processo 634197).

No dia 7 de agosto (às 9h), vai a julgamento Thales Henrique Gomes, acusado de homicídio triplamente qualificado. Como narra a ação, o réu teria golpeado a vítima com uma barra de ferro na cabeça. Ele estava na companhia de dois menores que o ajudaram no crime – motivado por motivo torpe, uma suposta nota falsa repassada em um bar da região (processo 641207).

Já no dia 12 de agosto (às 9h), está agendado o julgamento de Adriano Souza Costa e Lucas Fernando Alves de Carvalho por tentativa de assassinato, motivado pelo término de um namoro. Segundo consta no processo 602124, após a vítima terminar o relacionamento, passou a sofrer ameaças de morte de Adriano – seu ex. No dia dos fatos, o ex-namorado, juntamente com um comparsa (Lucas de Carvalho), saiu em uma motocicleta armado. Ao avistar a ex-namorada, o agressor teria desferido tiros na direção dela e só não concluiu o seu intento homicida porque a arma falhou três vezes, dando tempo da vítima e de outras pessoas que estavam em sua companhia fugir.

Na quarta-feira (14 de agosto) o caso de Benivaldo Alves da Silva vai a julgamento. O réu atropelou sua ex-esposa uma semana após ela sair de casa e pedir o divórcio. No dia do crime, Benivaldo avistou a vítima e um colega de trabalho em uma motocicleta e os perseguiu até atropelá-los. Após o fato, ainda desceu e desferiu vários golpes na vítima e só não conseguiu matá-la por conta da intervenção de outras pessoas. A ex-esposa ficou prensada entre o carro e o muro e teve graves sequelas físicas e neurológicas (processo 611420).

No dia 16 de agosto, mais uma tentativa de homicídio provocada pelo término de um relacionamento. O ex-companheiro não aceitou o fim da relação e passou a golpear com uma faca sua companheira. Mesmo tentando se desvencilhar e gritando por socorro, André Barbosa de Matos continuou seu intento criminoso. Com muita dificuldade, como narra o processo, a vítima conseguiu correr para a casa da vizinha e ser atendida pelo Samu. Quando o homem foi preso, não teve medo de ameaçar a vítima de morte assim que saísse da cadeia (processo 322034).

No dia 21 de agosto, Maria Estela dos Santos e Jerri Adriano da Silva Alves serão julgados por assassinato. Segundo consta no processo, o crime teria sido motivado por um boato, no qual a vítima teria dito que havia tido relações sexuais com a agressora. O casal réu foi até o ‘Bar do Patinga’ com uma arma de fogo com o intuito de tirar satisfações. Durante a discussão, a vítima começou a lutar contra Jerri, que estava armado, jogando o revolver no chão, momento que a mulher pegou a arma e efetuou os disparos. Com a vítima no chão, o homem pegou a arma e ainda efetuou outros disparos na cabeça da vítima (processo 337085).

No dia 26 de agosto, será realizado o julgamento do crime de assassinato motivado por vingança entre facções criminosas. O crime foi cometido dentro da Penitenciária Major Eldo de Sá a mando de facção de renome nacional (processo 654651).

O último julgamento do Tribunal do Juri de Rondonópolis, no dia 28 de agosto, encerra com um caso emblemático no qual o filho (menor de idade), em conluio com os demais réus, tramou a morte do próprio pai. Segundo narra o processo, a vítima havia se aliado aos réus para roubar óleo diesel e pneus de caminhões. Após desacordo entre os integrantes do grupo criminoso e com o auxílio do filho dele, os demais membros surpreenderam a vítima lhe agredindo até a morte. Vão a julgamento Gerson Daniel Spiering e Jose Carlos dos Santos Junior (processo 318727).

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT