::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
02/08/2019  - MT: Juízo de Vila Rica estipula regras para júri de gerente de fazenda que assassinou procuradores
 
Mylena Petrucelli - TJ-MT

Terá início na próxima terça-feira (6 de agosto) o Tribunal do Júri de um caso que ganhou repercussão nacional: o assassinato de dois procuradores de Estado, pai e filho. O suspeito de ter cometido o duplo homicídio é o gerente da fazenda da família, com sede no município de Vila Rica (1.259 km a nordeste de Cuiabá), José Bonfim Alves Santana.

O réu será levado a júri pelo homicídio do procurador aposentado do Distrito Federal Saint’Clair Martins Souto e do filho dele, Saint’Clair Diniz Martins Souto, procurador do Estado do Rio de Janeiro. O crime ocorreu em 9 de setembro de 2016. Ele está preso na penitenciária Major PM Zuzi Alves da Silva, em Água Boa (730 km a leste), e confessou o crime à polícia.

O júri terá início às 7h (horário oficial de Mato Grosso), no salão do Tribunal do Júri do Fórum de Vila Rica, e se estenderá pelos dias 7 e 8. A viúva e mãe das vítimas, Elizabeth Diniz Martins Souto, é advogada e será assistente de acusação e a nora dela, viúva de Saint Clair Filho, Maria Cecília de Marco Rocha, que é juíza federal, será representada como assistente de acusação pelo advogado Mário Alves Ribeiro. O Ministério Público também pediu reforço na acusação e será feita pelos promotores Eduardo Antônio Ferreira Zaque, de Vila Rica e Marcelo Rodrigues Silva, de Porto Alegre do Norte. Estão arroladas 27 testemunhas.

Por haver peculiaridades no caso, o juiz Ivan Lúcio Amarante proferiu determinações para a realização do julgamento. Ele determinou que eventuais autoridades que não sejam agentes de segurança, ainda que sejam detentoras do direito/prerrogativa do porte de arma de fogo, não poderão adentrar ao recinto do fórum portando qualquer tipo de arma de fogo, requisitou ao Comando da Policia Militar que encaminhe o reforço policial que entenda necessário para a garantia da segurança para os três dias de sessões do Tribunal do Júri; solicitou à Prefeitura Municipal interdição das vias frontais que dão acesso ao prédio do Fórum, a partir das 5h da manhã do dia 6 até a efetiva finalização do Júri; solicitou hospedagem em hotel local, em quarto individual, para os jurados que forem sorteados e para eventuais testemunhas que não se consiga ouvir no primeiro dia; pediu ao Comando da PM que mantenha ao menos um policial fixo no local da hospedagem, durante o período noturno.

Além dos familiares, será apenas permitida a entrada de pessoas até o limite de assentos que possui o salão do Tribunal do Júri, em número que não exceda a 40 lugares/pessoas sentadas, previamente cadastradas junto à secretaria da 2ª Vara, até o dia 2 de agosto, reservando-se os primeiros 20 lugares para autoridades locais, regionais, estaduais e até mesmo de âmbito nacional que queiram assistir ao julgamento. O cadastramento também se estende a eventuais órgãos de imprensa que venham a ter interesse em acompanhar o júri, na mesma data-limite para informação à secretaria da 2ª Vara de Vila Rica.

O crime – De acordo com a denúncia do Ministério Público de Mato Grosso, Bonfim teria matado os procuradores para não ser descoberto em comercialização de cabeças de gado dos patrões. Pai e filho viajaram até a Fazenda Santa Luzia justamente para averiguar a irregularidade com o gado e o acusado teria ouvido uma conversa entre eles dizendo que iriam levar o caso à polícia. Na manhã do dia 6 de setembro, o gerente da fazenda chamou Saint Clair, de 78 anos à época, para andar a cavalo e, quando estavam a cerca de 1.300 metros da sede da fazenda, atirou pelas costas, matando-o na hora.

Bonfim retornou à sede da fazenda e disse ao filho da vítima que seu pai havia caído do cavalo e que precisava de ajuda para socorrê-lo. Diante da suposta emergência, os dois foram até o local dos fatos montados a cavalo e, chegando ao pasto, o denunciado sacou mais uma vez a arma e disparou também nas costas da vítima, atingindo-o por três vezes. O gerente da fazenda foi preso quatro dias depois, em Tocantins, por posse ilegal de arma de fogo.

O réu foi pronunciado pelos crimes de duplo homicídio mediante dissimulação e recurso que dificultou a defesa da vítima, para assegurar a vantagem de outro crime, ocultação de cadáver, fraude processual e posse irregular de arma de fogo.

Acesse AQUI a decisão do juiz Ivan Lúcio Amarante no processo n. 56130.

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT