::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
26/11/2019  - MS: Jurados ficarão isolados em ''caixa de vidro'' em fórum de Campo Grande
 
Tiago Angelo - Site Conjur

Jurados de casos levados ao Tribunal do Júri no fórum de Campo Grande (MS) passarão a acompanhar as sessões separados por uma sala de vidro. A medida teria como objetivo garantir a segurança do Conselho de Sentença e evitar que seus membros sejam influenciados.

A “caixa de vidro” começou a ser criada a partir de solicitações de melhorias feitas por juízes da 1ª e 2ª Vara do Tribunal do Júri. A mudança também atende a sugestões do próprio corpo de jurados. Segundo o jornal Campo Grande News, a estrutura da sala já foi fixada, restando agora somente o jateamento de vidro.

O isolamento dos jurados estaria em consonância com a Recomendação 55/2019 do CNJ, que afirma que “garantir a segurança necessária a todos aqueles que venham a compor o Conselho de Sentença” é um dever do Poder Judiciário.

Para Mansour Karmouche, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil do Mato Grosso do Sul, “a medida pode ser positiva desde que não viole direitos e garantias do acusado. O Conselho de Sentença, lógico, deve ter uma segurança, mas ele não pode ficar totalmente isolado".

Ainda de acordo com ele, separar os jurados pode acabar "desconfigurando a iniciativa do próprio Tribunal do Júri". "A OAB vai acompanhar. Até o momento não tivemos nenhum tipo de reclamação, mas vamos aguardar o que a defensoria e os advogados criminalistas que atuam no júri vão falar”, diz.

O advogado José Belga Trad tem uma opinião parecida. Segundo ele, "o Tribunal do Júri é essencialmente oral e isso vai criar uma barreira entre o orador e os jurados, o que pode comprometer a justa solução dos casos concretos submetidos à apreciação do Conselho de Sentença".

Por isso, Trad diz considerar a medida “desnecessária”, uma vez que “já há detector de metal na entrada das salas de julgamento e as sessões são acompanhadas
por membros da força de segurança do Estado”.

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT