::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
07/01/2020  - Cuiabá: Sessões do Tribunal do Júri na Capital têm início em 13 de janeiro
 
Alcione dos Anjos - TJ-MT

O Fórum de Cuiabá abre 2020 com 11 sessões de julgamento do Tribunal do Júri no mês de janeiro, nas quais serão julgados acusados da prática de crimes dolosos contra a vida, como homicídios consumados e tentados. As sessões serão presididas pela juíza Mônica Catarina Perri Siqueira, da 1ª Vara Criminal de Cuiabá.

O primeiro júri está marcado para às 13h30, do dia 13 (segunda-feira), e apenas a sétima sessão, marcada para ocorrer no dia 30 (quinta-feira), não tem a Defensoria Pública como patrona dos réus. A pauta respeitou o período de férias dos advogados inscritos na Ordem dos Advogados (OAB), que termina dia 20 de janeiro.

Sentarão no banco dos réus um acusado de feminícidio, três suspeitos de homicídios e dois denunciados por tentar assassinar desafetos.

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPE-MT) ofereceu denúncia contra Carlinho Hipólito da Silva, acusado de matar, no Distrito da Guia, em 2018, Odineia Porfiria Miltes, ex-companheira dele, a golpes de faca. O réu responderá pelo crime de homicídio triplamente qualificado (motivo torpe, meio cruel e feminicídio), durante julgamento às 09h no dia 14.

No dia 21, está agendado, às 13h30, o julgamento de Antônio Alberto do Nascimento, vulgo “Peixinho”. Ele é acusado de homicídio qualificado pelo motivo torpe contra Reginaldo Pereira da Silva. O crime a golpes de faca aconteceu em setembro de 2010, no Pedra 90, a vítima chegou a ser socorrida e levada ao Pronto Socorro da Capital (PSMC), mas veio a óbito uma semana depois.

No dia seguinte (22), os jurados analisam o processo Enilson Pereira de Souza, conhecido por “Nilsinho”. O MPE ofereceu denuncia contra ele por tentativa de latrocínio (roubo seguido de morte), crime não consumado por motivos alheios, já que ao anunciar o assalto com uma arma branca nas mãos, a vítima correu, mas foi alcançada e golpeada no abdômen. A vítima foi socorrida e levada ao PSMC, onde passou por cirurgia que salvou a vida.

A quarta sessão de júri terá como réu Jair Pereira da Silva, apelidado de “Lico”, denunciado pelo MPE de ter tentado contra a vida de Antônio Carlos Bonfim Bueno, por motivo fútil e mediante recurso que dificultou a defesa da vítima. A tentativa de homicídio aconteceu em fevereiro de 2013, no Distrito Industrial. Devido a uma briga de vizinhos, o acusado armou uma emboscada e desferiu oito golpes de facão nas costas da vítima, e só parou porque a arma ficou cravada. A vítima foi socorrida e levada a uma unidade de saúde, mas perdeu o movimento de um dos braços.

Veja AQUI a pauta completa do júri de janeiro de 2020.

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT