::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
03/08/2020  - TJ-SP: Mantida condenação em 31 anos de réu acusado de cometer assassinato sob encomenda
 
TJ-SP

A 9ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve condenação de réu acusado de assassinar comerciante em troca de mil reais. A pena foi fixada em 31 anos e quatro meses de reclusão em regime fechado.

De acordo com os autos, a vítima teria aberto depósito de bebidas no mesmo bairro em que havia outro estabelecimento similar, gerando forte concorrência entre ambos. O dono do antigo depósito, então, contratou o réu para cometer o crime forjando um assalto. Na data combinada, o homem entrou no estabelecimento anunciando um roubo. Após receber o dinheiro do caixa, determinou que a vítima o acompanhasse até um terreno vizinho e efetuou dois disparos.

Segundo o relator do recurso, desembargador Sérgio Coelho, não há dúvidas sobre a autoria e nem sobre a existência das qualificadoras do crime, cometido mediante pagamento, por motivo torpe e com recurso que dificultou a defesa da vítima. O magistrado destacou a soberania dos vereditos populares, que podem ser desconstituídos apenas quando manifestamente contrários à prova dos autos, o que não é o caso. “O roubo praticado em concurso de agentes e emprego de arma de fogo restou bem demonstrado pelos depoimentos colhidos e o conjunto da prova demonstra que o réu foi o autor intelectual tanto do roubo quanto do homicídio”, escreveu.

O julgamento, de votação unânime, teve a participação dos desembargadores Alcides Malossi Junior e Silmar Fernandes.

Após apelação, a pena do mandante do crime foi redimensionada para 19 anos e 6 meses de reclusão.

Apelação nº 0006459-68.2017.8.26.0019

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT