::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
14/10/2020  - TJ-PR: Sessões do Júri de Curitiba contabilizam mais de 15 mil visualizações desde o início das transmissões no YouTube
 
TJ-PR

Com a suspensão dos atendimentos presenciais devido à pandemia do novo coronavírus, o Poder Judiciário teve que se adequar e muitos serviços passaram a ser realizados remotamente. Porém, algumas atividades, como as sessões de julgamento no Tribunal do Júri, em razão de características próprias que as impedem que serem realizadas de forma 100% virtual, ficaram paralisadas por um determinado período.

Em setembro, o Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) iniciou o retorno gradativo dos atendimentos presenciais. Nesta primeira fase, foram retomadas as audiências que envolvem réus presos, adolescentes em conflito com a lei em situação de internação, e crianças e adolescentes em acolhimento institucional e familiar em todas as Comarcas do Estado.

As sessões de julgamento nos Tribunais do Júri também estão ocorrendo, mas em novo formato, para manter o distanciamento social e evitar o contágio pela COVID-19.

Nesta nova modalidade, participam presencialmente apenas os jurados, o réu, os advogados, o promotor de Justiça, o Juiz, o escrivão e os policiais. O ingresso do público externo é restrito, mas as sessões são transmitidas ao vivo pelo YouTube.

Experiência na capital

Em Curitiba, desde o dia 16 de setembro foram realizados 11 julgamentos pelas duas Varas Privativas do Tribunal do Júri. Com a possibilidade de acompanhar as sessões no YouTube, desde o início das transmissões muitas pessoas estão acessando o canal. De acordo com os dados fornecidos pelo YouTube, até o dia 6 de outubro, as sessões do Júri da capital tiveram 15.677 visualizações.

Para falar sobre essa nova experiência, o processo de adequação e os cuidados quem vêm sendo tomados antes e durante os julgamentos, conversamos neste podcast com Juiz da 2ª Vara Privativa do Tribunal do Júri de Curitiba, Daniel Ribeiro Surdi de Avelar.

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT