::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
23/10/2020  - TJDFT: Pai que matou o filho com golpe de faca é condenado a 18 anos de prisão
 
TJDFT

O Tribunal do Júri de Santa Maria condenou o réu Francisco Canindé de Almeida a 18 anos de reclusão, por matar seu filho André Pereira de Almeida com um golpe de faca. O acusado, que aguardou o julgamento em prisão preventiva, deverá agora cumprir a pena em regime inicial fechado. O julgamento ocorreu no dia 14 de outubro.

Segundo os autos, o crime ocorreu no dia 7 de julho de 2019, em Santa Maria. No dia dos fatos, Francisco e o seu filho André tiveram um desentendimento por causa de o filho ter se recusado a levar o pai para visitar a neta no Recanto das Emas. Após muita insistência e ameaças, André decidiu atender ao pedido do pai. Contudo, em razão do horário e do estado de embriaguez do acusado, a avó paterna da criança não permitiu a visita, ocasionando uma nova discussão entre pai e filho, que culminou em provocações.

Ainda de acordo com os autos, após regressarem a Santa Maria, iniciou-se um novo desentendimento e Francisco ameaçou colocar fogo na casa e no carro de André. Assim, em meio à discussão, o pai atingiu um golpe de faca no abdômen do filho. Mesmo socorrido por populares, André veio a óbito no dia seguinte.

Para a acusação, o crime foi praticado por motivo fútil, consistente em um desentendimento entre o acusado e a vítima ocorrido momentos antes do crime, e com uso de recurso que dificultou a defesa da vítima. Sendo assim, o Ministério Público sustentou a condenação do réu.

Os jurados, em votação secreta, acolheram a tese acusatória em sua totalidade e condenaram o réu. Desta forma, conforme a decisão soberana dos jurados, o juiz presidente do Júri declarou o réu condenado nas penas do art. 121, § 2º, II e IV, do Código Penal.

Ao dosar a pena, o juiz registrou que “a conduta de alguém que, munido de uma faca, mata o próprio filho natural e depois vai para um bar ingerir bebida alcoólica é das mais abjetas, e provoca horror e indignação em qualquer pessoa civilizada, ainda mais a quem já viveu a maternidade ou a paternidade”.

O magistrado ainda destacou que, conforme registrado nos autos, havia uma convivência desarmoniosa, repleta de embates e agressões mútuas entre pai e filho. Sendo assim, o juiz manteve a prisão preventiva decretada e negou ao réu o direito de recorrer em liberdade.

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT