::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
06/11/2020  - TJDFT: Mulher que matou companheira vai a júri por feminicídio
 
TJDFT

O juiz do Tribunal do Júri de Santa Maria acatou a denúncia feita pelo Ministério Público do DF contra Wanessa Pereira de Souza para que ela seja julgada pelo júri popular. Wanessa é acusada de matar a companheira Tatiana Luz da Costa Faria, ateando fogo em seu corpo, no dia 23 de setembro de 2019, no interior da residência em que moravam. A decisão é de 30 de outubro e está sendo considerada como a primeira do país envolvendo feminicídio com autoria feminina.

A ré responde pelo crime de homicídio triplamente qualificado por motivo fútil, emprego de fogo e feminicídio por razões da condição do sexo feminino da vítima, em contexto de violência doméstica, prevalecendo-se da relação íntima de afeto existente entre elas (artigo 121, § 2º, incisos II, III e VI, e § 2º-A, inciso I, do Código Penal, c/c o artigo 5º, inciso III, e o artigo 7º, inciso I, da Lei nº 11.340/06).

Por meio da sentença de pronúncia, o juiz confirma a competência do Tribunal do Júri para processar e julgar a ação penal, entendendo que o réu deve ser submetido a julgamento popular. A decisão de pronúncia baseia-se em prova de materialidade e indícios de autoria do crime.

Para o juiz, no presente caso, há indícios suficientes da autoria dos delitos atribuídos a ré: “Verifico, portanto, após a análise do conjunto probatório acostado aos autos, que os indícios apresentados até o presente momento são razoáveis e suficientes para um juízo de pronúncia”.

A ré aguarda o julgamento presa e pode recorrer da sentença de pronúncia.

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT