::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
23/11/2020  - TJ-PA: Acusado de estuprar e matar domestica é condenado a 28 anos
 
Glória Lima - TJ-PA

Jurados do 4º Tribunal do Júri de Belém, presidido pelo juiz Cláudio Henrique Lopes Rendeiro, condenaram a 28 anos de prisão Raimundo Nazaré, 30 anos, acusado de violentar e matar por estrangulamento Norma Maria Reis Barros, 50 anos, empregada doméstica. Os jurados também reconheceram que o réu cometeu crime de furto.

A pena base pelo crime de homicídio foi de 20 anos e pelo crime de estupro 08 anos, sendo ambas as penas somadas por ser crime cometido em concurso material. A pena pelo furto ficou em um ano e quatro meses de detenção

A decisão acolheu o entendimento do promotor do júri, Jayme Ferreira Bastos Filho, que sustentou a acusação em desfavor do acusado de ter sido autor do crime de homicídio qualificado, estupro e furto da bolsa da vítima. Para a promotoria do júri embora o laudo pericial de comparação biológica de material encontrado na vítima com o DNA do acusado tivesse resultado negativo, não significava que o réu não tinha cometido os crimes, considerando o primeiro laudo realizado no cadáver, de necropsia e o sexológico realizado no acusado, apontando indicativos de ter o réu tido relação com a vítima sem ter ejaculado. A tese acusatória considerou que o réu agiu em conjunto com terceira pessoa, não identificado, tendo este também estuprado, sendo desse comparsa o líquido espermático encontrado na vítima.

Alessandro Oliveira, defensor público que promoveu a defesa do réu, sustentou a tese de negativa de autoria. Para o defensor, o laudo de comparação biológica não comprovou que o réu praticou crime de estupro, conforme o laudo pericial. Quanto ao homicídio, não havia provas nos autos de que o réu cometeu o homicídio e que estava no local, horas depois do crime, para consumir droga conforme confessou diante dos jurados. Quanto ao furto, o defensor também considerou duvidosa a acusação e que conforme o acusado disse no interrogatório, ele não estava com a bolsa da vítima, e que esta foi encontrada próxima do local onde o réu dormia, na área da mata. O defensor público requereu aos jurados a absolvição do réu por ausência de provas pelos três crimes.

Em interrogatório, Raimundo Nazareno negou ter cometido os crimes e alegou que durante todo o dia, até às 18h, estava trabalhando na casa de uma senhora chamada “dona Dica”. A versão do réu é de que nesse dia foi para a área da mata onde costumava fumar drogas. O acusado também contou que não estava com a bolsa da vítima sob a cabeça, e viu quando os populares encontrarem o objeto próximo do local.

À polícia, Raimundo Nazareno chegou a confessar que estava sem moradia por estar devendo dinheiro para traficante do Distrito de Icoaraci, e por isso estava dormindo naquele local.

O crime ocorreu por volta das 16h do dia17/ 2018, na área da mata de terreno do Exército, localizado na rodovia Augusto Montenegro. A doméstica Norma Maria após sair do seu trabalho foi abordada no ponto de ônibus e levada para uma área de mata, onde foi estuprada e estrangulada por asfixia mecânica.

Familiares da vítima passaram a procurar pela senhora após esta não chegar em casa na hora combinada para comemorar o aniversário de uma netinha, por volta das 15h.

Os familiares passaram a procurar pela senhora nos hospitais e necrotérios. Tarde da noite resolveram procurar nas imediações onde a mulher costumava pegar ônibus para retornar para casa, ocasião que verificaram um buraco na cerca do terreno de propriedade da Aeronáutica.

No local os familiares encontraram o acusado dormindo com a bolsa da vítima, servindo de travesseiro, ocasião em que passaram a cobrar o paradeiro da vítima.

Conforme os relatos dessas testemunhas, o réu inicialmente tentou fugir quando foi despertado, sendo impedido pelos populares. Conforme declarações das testemunhas o acusado aparentando estar drogado respondia para que, “ela está aí na mata, mas, está muito batida”, sem indicar o local exato. Populares e amigos da vítima começaram a chegar. O acusado foi levado para a delegacia local por um tio da doméstica, policial militar. Após horas de busca, foi encontrado o corpo da vítima despido, estrangulado por um cipó, por volta das 06 do dia seguinte.

O policial militar tio da vítima procurou ouvir pessoas próximas do local da área e no suposto local onde o réu alegou que estava trabalhando e soube por terceiros que o réu, nesse dia, chegou nessa casa sujo de terra e ensanguentado e pediu para tomar banho, alegando ter sido assaltado.

De acordo com a Divisão de Homicídios, a mulher foi estrangulada por cipó, sem vestígios de perfuração. A vítima estava despida e sobre o corpo um velho colchão com sinais visíveis de violência sexual, fato confirmado pelo médico legista.

O réu negou ter cometido crime de estupro seguido de morte e alegou, ao ser preso no local do crime, que teria achado a bolsa da vítima.

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT