::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
21/01/2021  - MP-SC: Ministério Público denuncia por feminicídio jovem que confessou ter matado a mãe
 
MP-SC

Denúncia foi feita pela 22ª Promotoria de Justiça da Comarca que entendeu que o caso era de feminicídio porque o "delito foi praticado contra mulher, em contexto de violência doméstica e familiar, na medida em que o denunciado é filho da vítima e com ela residia".

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) denunciou o jovem que confessou ter matado a mãe em Joinville na madrugada do dia 2 de janeiro por feminicídio. Segundo a denúncia, apresentada em 12 de janeiro, o jovem, que foi preso em flagrante, teria matado a mãe por motivo fútil e sem dar chances de defesa à vítima, que teria sido pega de surpresa, pelas costas, e asfixiada com um golpe de "mata-leão". Ainda segundo as investigações, após o homicídio, o jovem teria furtado dois televisores da vítima e os vendido a desconhecidos, na rua.

No dia 7 de janeiro, a prisão em flagrante do jovem foi convertida, pela Justiça, em prisão preventiva.

Na denúncia apresentada à Vara do Tribunal do Júri, o Promotor de Justiça Ricardo Paladino, da 22ª Promotoria de Justiça de Joinville, argumenta que o crime foi motivado por um simples desentendimento familiar "decorrente do inconformismo da ofendida com constante desregramento social e familiar" do denunciado, o que já havia sido presenciado em diversas ocasiões por outros familiares.

Além de reforçar que a vítima era uma mulher e o homicídio foi decorrente de violência doméstica e familiar, já que a vítima era mãe do denunciado, o que caracteriza o crime de feminicídio, o promotor ainda sustenta que ela não teve chances de se defender, não só por ter sido surpreendida, mas devido à diferença física e de idade com o agressor, pois a mãe tinha 60 anos e ele tem 20 anos de idade.

Dessa forma, segundo a denúncia, o jovem deve ser levado a Júri e ser processado e julgado por violação do artigo 121, §2º, incisos II (motivo fútil), III (asfixia), IV (recurso que dificultou a defesa da ofendida) e VI, c/c §2º-A, inc. I (feminicídio decorrente de violência doméstica e familiar), c/c §7º, inc. II (vítima maior de 60 anos), todos do Código Penal, e art. 155, caput, do Código Penal.

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT