::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
11/02/2021  - TJ-SC: Tribunal confirma júri para homem acusado de matar a companheira no sul do Estado
 
TJ-SC

A 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça negou recurso de homem pronunciado por homicídio qualificado. Acusado de matar a companheira em Criciúma, na madrugada de 3 de junho de 2017, ele enfrentará júri popular, ainda sem data definida. Conforme denúncia do Ministério Público, com a intenção de matar, "mediante o emprego de ação mecânica de compressão do pescoço, o réu asfixiou a vítima, causando-lhe a morte". Segundo as investigações preliminares, ele estaria inconformado com o possível fim do relacionamento amoroso. O casal estava junto havia cinco anos.

Ainda de acordo com o MP, "o crime foi cometido por motivo torpe, repugnante e vil, na medida em que o denunciado ceifou a vida da vítima pelo simples fato de que esta estava querendo romper o relacionamento que mantinham". A denúncia sublinha "o meio foi cruel, uma vez que para matar a vítima foi usado o recurso de asfixia, causando grande sofrimento nos instantes anteriores à sua morte".

Inconformado com a pronúncia do juiz, o advogado do acusado recorreu ao TJ, mas não teve sucesso. De acordo com a relatora da apelação, desembargadora Hildemar Meneguzzi de Carvalho, há nos autos indícios de materialidade e autoria do crime. Segundo ela, a tese de que a mulher teria se suicidado - hipótese levantada pelo acusado - parece ser a menos provável. O réu alega que encontrou a vítima com uma calça jeans enrolada no pescoço. Ainda há suspeitas, sempre segundo o processo, de que a cena do crime teria sido modificada. Com a decisão, unânime, o réu enfrentará o tribunal do júri.

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT