::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
12/02/2021  - TJ-SP: Qualificadoras do feminicídio e do motivo torpe não são incompatíveis
 
TJ-SP

A 15ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo negou recurso proposto por homem condenado pelo crime de feminicídio contra a companheira e manteve a pena fixada pela 2ª Vara do Júri da Capital: 22 anos e 4 meses de reclusão, em regime inicial fechado. O réu, que tinha dois filhos com a vítima, a asfixiou na frente das crianças após uma discussão.

Para o relator do recurso, desembargador Willian Campos, a materialidade do delito ficou demonstrada pelo exame necroscópico, laudo do local, laudo pericial e pela prova oral colhida, motivos pelos quais a condenação era mesmo de rigor. “É sabido que em sede de apelação contra o mérito das decisões do Júri, não incumbe ao juízo de segundo grau um novo julgamento da causa – ofensivo da privativa e soberana competência constitucional do tribunal popular. (...) Desse modo, a decisão dos jurados não foi manifestamente contrária à prova dos autos e está calcada num conjunto probatório coeso e harmonioso a respeito da materialidade e da autoria do apelante no crime de homicídio qualificado", afirmou na decisão.

A defesa alegou ter ocorrido bis in idem (repetição de uma sanção sobre o mesmo fato) entre o reconhecimento das qualificadoras de motivo torpe e de feminicídio. O relator destacou, no entanto, que o motivo torpe não pode ser afastado, uma vez que, além de ter sido submetido à apreciação dos jurados, os elementos colhidos indicam que o réu cometeu o crime porque a vítima estava insatisfeita com o fato de ele usar drogas. Já a qualificadora do feminicídio está presente, uma vez que o acusado cometeu o crime contra a sua mulher, com quem vivia maritalmente, num cenário de violência doméstica e familiar. “As qualificadoras do feminicídio e do motivo torpe não são incompatíveis, pois a primeira tem natureza objetiva e a segunda natureza subjetiva, não havendo, por isso, óbice a imputação delas simultaneamente”, escreveu o desembargador em seu voto.

Completaram a turma julgadora os desembargadores Cláudio Marques e Ricardo Sale Júnior. A votação foi unânime.

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT