::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
12/04/2021  - CNMP divulga vídeos sobre formulário que ajuda identificar risco de violência contra mulher
 
CNMP

Com a aprovação pela Câmara dos Deputados do Projeto de Lei nº 6298/2019 para tornar obrigatório o uso do Formulário Nacional de Risco e Proteção à Vida no atendimento de vítimas de violência doméstica, a Comissão de Defesa dos Direitos Fundamentais do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) convidou algumas mulheres envolvidas nesta conquista a gravarem vídeos esclarecendo a importância dessa ferramenta.

Os vídeos explicam o que é o Formulário Nacional de Risco e Proteção à Vida e como ele poderá ajudar as vítimas de violência doméstica. As mulheres convidadas para gravação dos vídeos são a promotora de Justiça do Ministério Público do Estado da Bahia e membra do Comitê Gestor do Cadastro Nacional de Casos de Violência Doméstica e Familiar do CNMP, Sara Gama Sampaio; a juíza de Direito do Tribunal de Justiça de Minas Gerais Bárbara Lívio, Bárbara Lívio; e pela deputada federal Elcione Barbalho.

O conselheiro Luciano Nunes Maia, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Fundamentais, afirma que o CNMP teve um papel fundamental para viabilizar o Formulário Nacional de Risco e Proteção à Vida. "Foi no CNMP que o formulário nasceu e ganhou amplitude com a parceria estabelecida com o CNJ”.

Com a aprovação do projeto de lei na Câmara dos Deputados, o CNMP iniciou também as tratativas para elaborar uma recomendação aos membros do Ministério Público para que acompanhem, estimulem e fiscalizem a implementação Formulário Nacional de Risco e Proteção à Vida nos municípios.

O formulário, instituído pela Resolução Conjunta CNJ-CNMP nº 5/2020, é um importante mecanismo para o poder público se contrapor à escalada da violência contra a mulher no país.O Projeto de Lei nº 6298/2019 foi apresentado na Câmara dos Deputados pela deputada Elcione Barbalho e aprovado nos termos do substitutivo da relatora, a deputada Professora Rosa Neide. Agora, o projeto de lei está aguardando a votação pelo Senado Federal.

Veja abaixo os vídeos;

Vídeo 1: Uso do Formulário Nacional de Risco e Proteção à Vida pode se tornar lei - clique aqui.

Vídeo 2: O que é o Formulário Nacional de Risco e Proteção à Vida - clique aqui.

Vídeo 3: Como o Formulário Nacional de Risco e Proteção à Vida pode ajudar vítimas de violência doméstica? - clique aqui.

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT