::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
28/04/2021  - TJSP: Mantido júri que condenou homem por matar filha de sua companheira
 
TJSP

Feminicídio com recurso que impossibilitou a defesa da vítima.

A 15ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo confirmou júri que condenou um homem por matar a filha de sua companheira. Pelo homicídio qualificado por recurso que dificultou a defesa da ofendida e contra mulher por razões de condição de sexo feminino, a pena foi fixada em 18 anos e nove meses de reclusão, no regime inicial fechado.

Consta nos autos que réu, companheira e vítima conviviam no mesmo endereço, mas em casas diferentes. No dia dos fatos, o acusado foi até o cômodo em que a ofendida estava dormindo e a atacou com vários golpes de faca, sem possibilidade de defesa, provocando-lhe a morte.

O relator da apelação, desembargador Willian Campos, afirmou que, diante das provas apresentadas, o Conselho de Sentença tinha elementos para concluir que o réu cometeu o crime e para reconhecer as qualificadoras do delito, e que a decisão se pautou “num conjunto probatório coeso e harmonioso a respeito da materialidade e da autoria do apelante no crime de homicídio qualificado”.

Segundo o magistrado, o crime foi cometido com violência doméstica e familiar contra a mulher mesmo com os envolvidos morando em casas separadas, pois a Lei Maria da Penha “não exige que a relação de intimidade entre as partes seja decorrente de coabitação como quer fazer crer a Defesa, devendo ser mantida a qualificadora do feminicídio.”

Também participaram do julgamento, de votação unânime, os desembargadores Cláudio Marques e Ricardo Sale Júnior.

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT