::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
10/05/2021  - AMB envia nota técnica sobre PL que altera Tribunal do Júri
 
Site Conjur

A Associação dos Magistrados Brasileiros enviou nota técnica ao Congresso Nacional sobre o PL 8.045 (Projeto do Novo CPP) no âmbito das mudanças propostas ao instituto do Tribunal do Júri. A manifestação foi enviada ao relator parcial do PL, deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), e o relator geral, João Campos (Republicanos-GO).

No texto, a associação argumenta que as modificações propostas merecem "maior reflexão acerca de sua pertinência e de sua conformidade com a prática jurídica e com os direitos e garantias fundamentais".

Uma das alterações tratada na nota diz respeito à extinção da instrução preliminar que seria substituída pelo recebimento da denúncia após a resposta à acusação. A AMB argumenta que essa alteração traz inúmeros prejuízos ao procedimento do Júri. "A simples avaliação formal da exordial e da resposta escrita, sem nenhum procedimento instrutório, pode não ser suficiente à formação do convencimento do magistrado. Além disso, os julgamentos populares envolvem juízes leigos, razão pela qual se mostra extremamente temerário submeter o acusado a julgamento perante o Conselho de Sentença se não estiverem bem delineados os indícios suficientes de autoria e a prova cabal da materialidade delitiva", diz trecho do documento.

Outro ponto abordado na nota técnica é a proposta de alteração do artigo 389, que veda absolvições sumárias com base em prova da inexistência do fato ou com base em prova de que o acusado não é autor do crime.

"Não existe qualquer razoabilidade ou lógica em impingir à pessoa o fardo de responder a um processo criminal, sobretudo um processo perante o Júri Popular, sendo que sua inocência, seja pela negativa de autoria, seja pela prova da inexistência do fato, já se acha cabalmente demonstrada em face do Estado-juiz", diz trecho da nota.

Clique aqui para ler a nota técnica da AMB na íntegra!

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT