::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
15/06/2021  - TJMT: Sessões híbridas garantem Tribunal do Juri em Cuiabá Sessões híbridas garantem Tribunal do Juri em Cuiabá
 
TJMT

A juíza Mônica Catarina Perri Siqueira, da 1ª Vara Criminal de Cuiabá, preside na tarde desta terça-feira (15), sessão do Tribunal do Júri que julga um homem denunciado pelo Ministério Público de ter cometido homicídio qualificado por motivo torpe e uso de meio que dificultou a defesa da vítima (Artigo 121 , § 2º , incisos I e IV , do Código Penal ).

Considerando o fato de o país ainda estar enfrentando uma pandemia, a magistrada realiza as sessões de forma híbrida com a presença das autoridades e dos jurados sorteados, de modo a prevenir o contágio pela Covid-19. “Somente desta forma será possível a continuidade da prestação jurisdicional sem colocar em risco a saúde e/ou a vida dos envolvidos no complexo ato que é o Tribunal do Júri e que na atual situação será realizado de forma híbrida”, apontou a juíza.

Monica Catarina argumenta que “é preciso tomarmos medidas de segurança para evitar a proliferação da Covid-19, que como é cediço, é altamente transmissível”, diz em despacho do processo. A magistrada informa ainda que o “plenário do júri desta capital conta com um projetor de mídia, tipo Datashow, que fica à disposição das partes durante todo o julgamento... A videoconferência tornará o ambiente muito mais seguro para todos os envolvidos no julgamento (...) A Resolução n. 329/2020-CNJ, regulamentou e estabeleceu critérios para a realização dos atos processuais, na esfera criminal, por videoconferência, durante o estado de calamidade pública”, completa.

Além do júri deste dia 15, a magistrada presidirá sessões do Tribunal do Juri nos dias 17, 22, 24 e 30 de junho nas quais serão julgados acusados da prática de crimes dolosos contra a vida, como homicídios consumados e tentados. Todos réus encontram-se presos conforme a pauta deste mês.

Caso - Narra a denúncia, que no dia 24/02/2018, por volta das 21h30, na frente de um espetinho que, na Avenida Jurimirim, esquina com a Rua 06, no Bairro Campo Verde, em Cuiabá. O acusado, Eduardo da Silva Gonçalves, efetuou disparos de arma de fogo contra a vítima, H.C.M, causando-lhe os ferimentos graves, que foram a causa da sua morte, no dia 13/05/2018.

Processo: 0023100-45.2018.8.11.0042.

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT