::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
29/07/2021  - TJGO: Homem acusado de matar a ex-namorada a facadas é condenado a 17 anos de prisão
 
TJGO

O auxiliar de costura Wallifer Xavier Pereira, de 19 anos, foi condenado pelo Tribunal do Júri de Goiânia (20/07), a 17 anos de reclusão em razão de matar a ex-namorada Adriana Massena dos Santos, de 31 anos, a golpes de facadas. A pena deverá ser cumprida em regime fechado, na Penitenciária Odenir Guimarães, antigo Cepaigo, em Aparecida de Goiânia. A sessão de julgamento foi presidida pelo juiz Jesseir Coelho de Alcântara, da 3ª Vara dos Crimes Dolosos Contra a Vida e Tribunal do Júri.

O júri teve início às 8h30, e se estendeu pelo período da tarde. Durante a sessão de julgamento, foram ouvidas duas pessoas, o irmão e a sobrinha da vítima. No interrogatório, ambos, cujos nomes não serão divulgados, disseram que o relacionamento do réu com a vítima era conturbado, além de que o denunciado a agredia, e chegou até a ameaçar de matar ela e a família. O acusado, por sua vez, confessou ter sido ele o autor do crime, e que no dia teria usado droga.

Ainda, durante o interrogatório, Wallifer confirmou que ele e a vítima passaram o Dia dos Namorados juntos, e que no dia do fato, por volta de meia-noite, a vítima foi até a casa dele pegar a documentação da motocicleta, quando começaram uma discussão, até ele pegar a faca e efetuar golpes contra a ex-companheira. No júri, foi exibido um vídeo, que mostra o momento em que a vítima foi morta com nove facadas, assim como apresentadas fotos da faca, utilizada pelo réu no dia do crime.

O Conselho de Justiça, formado por sete jurados sorteados, votou por reconhecer o homicídio de Adriana Massena dos Santos com a existência de mais de uma qualificadora, tais como motivo fútil, uso de meio cruel e feminicídio. Na sequência, o juiz que presidiu o júri iniciou a leitura da sentença, com fundamentação da pena aplicada, que foi de 17 anos de reclusão.

O magistrado, ao apreciar a culpabilidade, disse que a reprovabilidade deve ser considerada elevada, em razão de o crime ter sido cometido contra a vítima por razões da condição de sexo feminino, em contexto específico de menosprezo à condição feminina, haja vista o recente fim de relacionamento amoroso entre réu e vítima. “As circunstâncias lhe prejudicam, já que o crime foi praticado por meio cruel, além de que a prova técnico pericial acostada aos autos demonstra que ele, no seu agir, infligiu à vítima intenso sofrimento físico e mental, enquanto a matou lentamente com inúmeros golpes de faca”, frisou.

Ressaltou ainda que a vítima deixou filhos órfãos, menores de idade, na fase da adolescência, que ainda dependiam de seu sustento e cuidado, e que, com a morte repentina dela, essas tarefas foram transferidas a terceiros, causando abalo emocional aos pais da vítima que perderam a filha, ora vítima, no ápice da juventude.

Crime

De acordo com denúncia do Ministério Público (MP/GO), no dia 14 de junho de 2020, por volta da meia noite, no Jardim Curitiba, a vítima foi até a casa do ex-namorado, tendo por objetivo pegar uma porção de droga com ele, quando anunciou que pretendia ir a uma festa. Neste momento, o denunciado ficou com raiva em razão dela ir até um evento com a droga que havia lhe fornecido. Diante disso, ele pegou a chave da motocicleta dela na tentativa de impedí-lla, contudo, teve início uma discussão entre os dois, momento em que ele pegou uma faca e passou a efetuar inúmeros golpes contra a mulher.

Ainda, conforme os autos, a vítima e o denunciado mantinham um relacionamento amoroso conturbado, com histórico de agressões físicas por parte dele em decorrência do seu comportamento violento. Na época do fato, o casal há havia terminando o namoro, porém continuavam se encontrando para uma tentativa de reconciliação, inclusive, passaram o Dia dos Namorados juntos. Durante a briga, um dos moradores, que presenciou o fato, disse em inquérito policial que ouviu a mulher suplicar para não ser morta. Segundo ele, a vítima dizia: "não faz isso, porque eu te amo", e quando saiu à rua para verificar o que estava acontecendo, já viu o homem fugindo pelos muros.

Extrai-se dos autos que o laudo de exame cadavérico comprovou que o denunciado efetuou golpes em várias regiões do corpo da vítima, tais como boca, tronco e em membro superior esquerdo, inclusive ignorando as súplicas. Para o MP, o homicídio foi praticado contra a mulher por razões da condição do sexo feminino, tendo restado caracterizada a relação íntima de afeito entre os dois.

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT