::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
30/07/2021  - Se PM de São Paulo mata civil, apreensão de armas deve ser feita por delegado
 
José Higídio - Conjur

O corregedor-geral da Justiça do estado de São Paulo, desembargador Ricardo Mair Anafe, editou um provimento com orientações para as investigações de mortes de civis cometidas por policiais militares.

Segundo o documento, os policiais que atenderem ocorrências do tipo devem preservar o local até a chegada do delegado, que precisa apreender todos os objetos relacionados ao fato, após a liberação dos peritos criminais. O descumprimento dessa regra deve ser comunicado à autoridade superior e ao Ministério Público.

Além disso, os inquéritos instaurados para apurar as mortes devem tramitar na Polícia Civil. Em caso de arquivamento, devem ser seguidos os procedimentos de comunicação, encaminhamento e homologação previstos no Código de Processo Penal. Caso seja instaurado um inquérito policial militar para apurar circunstâncias semelhantes, o Juízo Militar deve remeter os autos e objetos apreendidos à Justiça Comum.

O provimento surge após notícias de que oficiais da Polícia Militar estadual vinham apreendendo objetos e armas vinculados a possíveis crimes dolosos contra a vida praticados por PMs contra civis, bem como instaurando inquéritos policiais militares. A conduta se baseava em decisão tomada em HC coletivo impetrado pela Associação de Oficiais Militares do Estado de São Paulo contra uma resolução da Secretaria de Segurança Pública. A normativa da SSP visava controlar a letalidade das polícias que atuam no estado e atribuiu justamente a uma autoridade específica — o delegado de Polícia — a função de apreender armas e objetos nos casos de resistência seguida de morte (atualmente chamados de "morte por intervenção policial").

Além disso, a própria Justiça Militar estadual vinha determinando o arquivamento dos inquéritos após a PM concluir pela inexistência dos crimes.

O desembargador lembra que a competência para processar e julgar crimes do tipo é do Tribunal do Júri. Além disso, o próprio Tribunal de Justiça de São Paulo já declarou a inconstitucionalidade de uma resolução do Tribunal de Justiça Militar paulista que autorizava a apreensão de provas em cenas de crimes por policiais militares.

Clique aqui para ler o provimento!

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT