::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
13/09/2021  - MPPA: Júri condena réu a 9 anos e quatro meses de reclusão por tentativa de homicídio
 
MPPA

Em sessão do Tribunal do Júri ocorrida no município de Jacundá (30/08), por maioria de votos, foi reconhecida a culpabilidade do acusado, Ednaldo Morais de Souza, por tentativa de homicídio contra uma mulher. Ele foi condenado a nove anos e quatro meses de reclusão. O fato de o crime ter sido contra uma mulher configura uma qualificadora, desfavorável ao réu.

O representante do Ministério Público neste caso foi o promotor de Justiça, Érick Ricardo de Souza Fernandes. O juiz de Direito, presidente do Tribunal do Júri, foi Jun Kubota.

Os motivos do crime são os inerentes ao tipo legal, ou seja, reprovável e injustificável, pois está relacionado ao destempero e à incapacidade do réu de se controlar diante de sua frustração em relação ao envolvimento amoroso que tinha com a vítima. O crime consistiu na tentativa de homicídio por golpes de facão.

A lesão causada na vítima a impossibilitou de realizar as ocupações habituais por mais de 30 dias e causou abalos psicológicos que a acompanharão pelo resto da vida. Destaca-se ainda que o comportamento da vítima em nada contribuiu para a prática do crime.

Considerando todas essas circunstâncias analisadas, e o fato de que o crime de fato consistiu em uma tentativa, foi fixada a pena definitiva de nove anos e quatro meses de reclusão. O réu deve iniciar o cumprimento da pena em regime fechado e não terá o direito de apelar em liberdade, pois o agente oferece risco à ordem pública, especialmente pela frequência de delitos da mesma natureza cometidos pelo acusado. Ele responde por mais dois processos nesta mesma vara, contra a mesma vítima.

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT