::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
17/09/2021  - Encontro Nacional: Atuação do Ministério Público no Tribunal do Júri é destacada
 
Ana Luíza Anache - MP-MT

Representando o procurador-geral de Justiça de Mato Grosso no V Encontro Nacional do Ministério Público do Tribunal do Júri, o promotor Vinícius Gahyva Martins, coordenador do Centro de Apoio Operacional do Júri e do Núcleo de Defesa da Vida do Ministério Público de Mato Grosso, afirmou que “o Tribunal de Júri é instrumento relevante e fundamental de democracia participativa, repousando na soberania dos jurados e do veredito”. Promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), o evento foi aberto na quinta-feira (16) e segue nesta sexta (17).

O promotor de Justiça ainda destacou que “o Tribunal do Júri é um exercício direto da cidadania por meio do povo, dos cidadãos, é de fato a representação mais efetiva de um simbolismo do que a sociedade enxerga como efetivação de justiça”. Vinícius Gahyva acompanhou presencialmente a abertura do encontro, junto ao também promotor de Justiça do Núcleo de Defesa da Vida, Antônio Sérgio Cordeiro Piedade.

Ainda no primeiro dia de evento, o promotor de Justiça do MPMT César Danilo Ribeiro de Novais abordou o tema “Ministério Público no Júri: Sangue, Lágrima, Suor e Justiça”, em palestra virtual. A promotora Marcelle Rodrigues da Costa e Faria será uma das palestrastes desta sexta-feira (17). Ela falará sobre “Decisões da Corte Interamericana de Direitos Humanos que vinculam a atuação do Ministério Público na defesa da vida”, às 15h.

O evento é destinado a membros, servidores, assistentes, assessores e estagiários do Ministério Público da União e dos Estados. Realizado com objetivo de compartilhar experiências de atuação, de técnicas de investigação e ferramentas que possam contribuir para potencializar as habilidades dos que atuam no Tribunal do Júri, o encontro nacional é transmitido ao vivo pelo canal do CNMP no YouTube.

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT