::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
20/09/2021  - TJES: Júri condena seis réus por morte de médica
 
TJES

O Tribunal do Júri, presidido pelo juiz da 1ª Vara Criminal de Vitória, Marcos Pereira Sanches, concluiu, dia 30/8, o julgamento dos seis acusados de assassinar a médica Milena Gottardi. Todos os réus foram condenados após oito dias do julgamento que teve início no dia 23 de agosto e foi realizado no Fórum José Mathias de Almeida Netto, em Vitória.

Antes de proferir a sentença, o juiz Marcos Pereira Sanches, agradeceu a todos que participaram e contribuíram, de alguma forma, com a realização do julgamento, que possivelmente foi um dos mais longos realizados no Estado. O Tribunal de Justiça, a direção do fórum, a equipe da 1ª Vara Criminal, servidores, estagiários, advogados, promotores, policiais militares e profissionais da imprensa foram lembrados pelo magistrado por sua dedicação e contribuição à realização do júri.

Em razão das medidas de segurança para evitar a contaminação pela Covid-19, foram respeitadas as regras de distanciamento social no local, com presença limitada de pessoas, entre partes, advogados, familiares e jornalistas previamente cadastrados.

Não foram permitidas imagens no interior do salão do júri e proibida a utilização de celular pelas pessoas que tiveram acesso ao local.

Foram julgados pelo júri popular o ex-marido de Milena, Hilário Antônio Fiorot Frasson e o ex-sogro Esperidião Carlos Frasson, acusados de serem os mandantes do homicídio, Valcir da Silva Dias e Hermenegildo Palauro Filho, vulgo “Judinho”, acusados de intermediar o crime, Dionathas Alves Vieira, executor, e Bruno Rodrigues Broetto, que teria cedido a motocicleta usada para o crime.

Condenações

O Conselho de Sentença condenou os réus Dionathas Alves Vieira, Valcir da Silva Dias, Hermenegildo Palauro Filho, Esperidião Carlos Frasson e Hilário Antônio Fiorot Frasson pela prática do homicídio consumado qualificado contra a vítima Milena Gottardi Tonini Frasson, além da prática do crime de fraude processual, condenando o último BRUNO RODRIGUES BROETTO pela prática do homicídio consumado simples.

Veja como ficou a dosimetria da pena de cada um, fixada pelo juiz.

Dionathas Alves Vieira

O réu Dionathas Alves Vieira foi condenado a 18 anos e 8 meses de reclusão.

Segundo a sentença, ficou comprovado que ele participou do planejamento e da premeditação do crime junto com terceiras pessoas. Além disso, com relação à sua conduta social, existem indícios de que o acusado atuava na prática de crimes de pistolagem, “tanto que foi contratado para a execução do crime e de pronto aceitou, revelando, portanto, um comportamento social extremamente perigoso e nocivo à vida em sociedade.”

A sentença destaca, ainda, as consequências do crime, tendo em vista que a vítima deixou duas crianças órfãs de mãe, “justamente em um momento extremamente sensível da vida humana, de formação moral, intelectual, religiosa, psicológica e afetiva, deixando-as em uma espécie de vácuo sentimental, que só não foi ainda pior em razão da firme presença e cuidados dispensados pelos familiares da vítima, mas que, mesmo assim, por mais que se esforcem, nunca serão suficientes para substituir a presença e o amor da própria mãe. “

Bruno Rodrigues Broetto

O réu Bruno Rodrigues Broetto, que emprestou a moto usada no crime, foi condenado à pena definitiva de 10 anos e 05 dias de reclusão. Segundo a sentença, ficou comprovado nos autos que o acusado tinha conhecimento de que a motocicleta que emprestou seria utilizada para a prática desse crime.

Valcir da Silva Dias

O réu Valcir da Silva Dias, um dos intermediários do crime, foi condenado à pena definitiva de 24 anos, 10 meses e 14 dias de detenção.

Hermenegildo Palauro Filho

O réu Hermenegildo Palauro Filho, que seria o segundo intermediário, também foi condenado à pena definitiva de 24 anos, 10 meses e 14 dias de detenção.

Esperidião Carlos Frasson

O réu Esperidião Carlos Frasson, ex-sogro da médica, foi condenado à pena máxima, de 30 anos de reclusão. Ele ainda foi condenado por fraude processual à pena de 01 ano e 01 mês de detenção.

Em sua sentença, o juiz destacou que ele participou do planejamento e da detalhada premeditação do delito, sendo ainda um incentivador do crime.

“Frise-se que a quadra se torna mais grave quando se verifica que o acusado era sogro da vítima, pai de um dos réus, e avô das filhas da vítima, sendo que, justamente por ter mais experiência de vida, deveria aconselhar seu filho de forma diferente e mostrá-lo o caminho correto a trilhar, abrindo seus olhos para o absurdo que seria ceifar a vida da vítima e das gravíssimas consequências que tal comportamento traria, mas, ao contrário, agiu acobertando o crime e cooperando para sua cruel execução”, destacou o magistrado.

Hilário Antônio Fiorot Frasson

Hilário Antônio Fiorot Frasson, ex-marido de Milena, também foi condenado à pena máxima de 30 anos de reclusão, por homicídio qualificado, feminicídio e fraude processual, bem como o pagamento de 262 dias-multa.

“Em atenção ao artigo 60, do CP, considerando a situação econômica do condenado, notadamente diante da informação no sentido de que possui bens imóveis, além de constar nos autos que o réu possui boa condição financeira, ostentando veículo, vestuário e outros bens de alto valor, estabeleço como valor unitário do dia-multa em 01 (um) salário mínimo vigente ao tempo do crime, que deve ser convertido em moeda corrente, corrigido pelo índice oficial de atualização monetária, desde a data do fato até a do efetivo pagamento, em razão de o artigo 7º, inciso IV, da Constituição Federal, vedar vinculação ao salário mínimo.”

Quanto ao réu, o juiz destacou ainda, em sentença, que: “existem elementos nos autos de que o acusado era uma pessoa temida na região e atuava como satélite de outras pessoas, algumas influentes socialmente, como empresários e ocupantes de cargos públicos, intermediando atividades ilícitas, imorais e espúrias, demonstrando um comportamento social desajustado e nocivo ao comportamento social que se espera de um servidor público; quanto à personalidade, o acusado revelou extrema frieza, maldade desmedida, tendo um comportamento perverso e extremamente agressivo, fatos que revelam uma personalidade desajustada e sem compaixão com a vida de sua própria esposa e mãe de suas duas filhas. Frise-se a existência de diversos relatos nos autos da existência de ciúme excessivo, agressivo e doentio, revelados mediante a instalação de um rastreador no carro da vítima, acesso ao celular e localização da vítima, além da tentativa de instalação de câmeras na sala e no quarto do então casal, o que também revelam traços da personalidade do acusado dignos de valoração negativa.”

Perda do cargo público

O juiz decretou, ainda, a perda do cargo público pelo réu, “tendo em vista condenação por crime incompatível com o exercício e a honorabilidade do cargo público, bem como incompatível com a probidade administrativa”.

Perda do poder familiar

Quanto às filhas da vítima, diz à sentença: “tendo em vista a condenação por crime doloso, sujeito à pena de reclusão, cometido contra outrem igualmente titular do poder familiar, bem como a necessidade de acautelar a integridade física, moral e psicológica das crianças envolvidas, decreto, como sanção, a incapacidade para o exercício do poder familiar do acusado Hilário Antônio Fiorot Frasson em relação às filhas que possui com a vítima, sem prejuízo da manutenção de sua obrigação alimentar.”

Danos Morais

A sentença determina, ainda, que todos os acusados condenados devem pagar, solidariamente, a quantia de R$ 700 mil, cujo valor deve ser revertido em favor das filhas da vítima, a título de reparação mínima pelos danos morais causados.

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT