::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
21/09/2021  - CNMP: Proposição visa a incluir a prova de tribuna nos concursos para carreira de membro do Ministério Público
 
CNMP

A conselheira do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) Fernanda Marinela apresentou proposta para alterar a Resolução CNMP nº 14/2006, com o objetivo de incluir a prova de tribuna nos concursos públicos dos Ministérios Públicos Estaduais e do Distrito Federal e Territórios. A apresentação ocorreu nesta segunda-feira, 20 de setembro, durante a 2ª Sessão Extraordinária de 2021.

De acordo com a proponente, é necessário exigir, para ingresso na carreira do Ministério Público, preparo, vocação e aptidão para atuação no Tribunal do Júri, pois “o direito à vida é elemento mínimo para gozo do fundamento da dignidade da pessoa humana, e sua proteção é ideário de todas as sociedades civilizadas”.

“Sendo assim, sem a intenção de suprimir a importância de qualquer outra atribuição constitucional do Ministério Público, é preciso assegurar que todos os membros que ingressam nos quadros do Ministério Público Estadual e do Distrito Federal e Territórios estejam preparados para desempenhar a função de promotor do Júri, sob pena de se esvaziar a vontade constitucional acerca da atividade ministerial”, explicou a conselheira.

Fernanda Marinela também afirmou que a proposição, para além de reafirmar as atribuições do Ministério Público, visa à preservação do princípio constitucional da eficiência. “Isso porque a atuação na defesa dos valores democráticos no Tribunal do Júri deve ser proficiente ao ponto de atender aos anseios da sociedade, que não tolera mais a impunidade e a violência, dando resposta às famílias pranteadas, à normatividade assaltada e à sociedade enlutada”, disse.

A conselheira ainda acrescentou que é vital que a instituição Ministério Público adote estratégias efetivas e eficazes para arregimentar, por concurso público, operadores jurídicos preparados para a atuação no Tribunal do Júri.

“De um tribuno se espera não só habilidades lógicas capazes de formular teses jurídicas, mas também sensibilidade para se compreender e conectar com os valores societários, guiando-os. A prova de tribuna depura a existência de um senso crítico, jurídico e social indispensável a qualquer promotor de Justiça”, concluiu a proponente.

Conforme estabelece o Regimento Interno do CNMP, um conselheiro será designado para relatar a proposta apresentada. Após a designação, será aberto o prazo de 30 dias para o recebimento de emendas.

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT