::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
17/05/2022  - TJPA: MP pede absolvição de jovem que causou morte da vizinha
 
TJPA

Jurado(a)s votaram, por maioria dos votos, pela absolvição da ré, Thalia de Almeida Pedrosa, 24 anos, que causou a morte da vizinha Cleidiane Melo Pinheiro, 25 anos. Ela foi submetida ao 3o Tribunal do Júri de Belém, presidido pela juíza titular Ângela Alice Alves Tuma.

A decisão de jurados (as) acolheu o entendimento do promotor de justiça Edson Augusto Cardoso Souza, que considerou os depoimentos prestados pelas testemunhas durante a sessão do júri voltados para a excludente de ilicitude, da legítima de terceiro e legítima defesa própria.

Os (as) advogados (as) habilitados (as) pela ré, Mauro César Silva Lima, Nelma Cristina Mártires e Fernando Rogério Farah, ratificaram o entendimento da promotoria de que a ré agiu para defender sua mãe e a si própria, caracterizando em excludente de ilicitude da legítima defesa de terceiro e própria.

Durante o júri, foram ouvidas quatro testemunhas, entre elas uma vizinha que acusou a ré de ter agido dolosamente. A depoente declarou ter presenciado parte da briga entre vítima e ré. Afirmou que a ré, após atingir o companheiro, atingiu a vítima, que, mesmo socorrida, foi levada para uma Unidade de Saúde, ela não resistiu às facadas e foi a óbito.

Uma tia e a mãe da ré também ouvidas no júri, relataram que a ré desferiu as facadas para salvar a mãe que estava sendo agredida pelo companheiro da vítima, conhecido como Elias, e temido na área por ser violento e se envolver em ilícitos, respondendo a processo por roubo e homicidio. Conforme as testemunhas revelaram, a mãe da ré era viúva de policial militar e, à época, namorava outro policial militar. Por isso, era considerada inimiga do companheiro da vítima, que acreditava que esta lhe denunciaria ao PM.

Conforme declarações das depoentes, a briga entre a acusada e a vítima começou, porque o marceneiro que fazia reparos no terreno deixou cair um pedaço de madeira para o terreno da vizinha, gerando a desavença entre as mulheres, que passaram a se agredir. A mãe da ré estava próxima, tentando acalmar as duas, quando o companheiro da vitima aplica “um sossega leão”, apertando o pescoço da mãe da vítima, tendo a ré desferido a facada no homem.

Pelas declarações de testemunhas, as facadas foram desferidas primeiro no companheiro da vítima, Elias, e, após, em Cleidiane Pinheiro, vítima fatal, que ao ver o companheiro ferido, partiu com um taco de bilhar para cima da ré que já estava armada de faca.

Em interrogatório, a ré confessou ter desferido as facadas na vítima. Thalia alegou que primeiro atingiu Elias, o companheiro de Cleidiane Melo, quando este estava enforcando sua mãe, ocasião na qual caiu da cintura de Elias uma faca, e esta a pegou e atingiu o homem. Em seguida, a ré disse que Cleidiane, ao ver o companheiro ensanguentado, partiu para cima dela com um taco de bilhar, por isso lhe desferiu uma facada.

O fato ocorreu por volta das 12h, do dia 08/05/2017, na área onde residiam familiares da vítima e da ré, em terrenos vizinhos, localizados na Passagem Frederico Hosana, Bairro da Agulha, Icoaraci, em Belém. Após o ocorrido, a família de Thalia Pedrosa precisou sair imediatamente do local, para não sofrer represália por parte dos familiares da vítima. O companheiro da vítima atingido não se submeteu à perícia e, após ser atendido, procurou se evadir da UPA, por ser foragido da justiça.

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT