- Juiz do Paraná lança livro que serve de guia para magistrados conduzirem as sessões no Tribunal do Júri
Rômulo Cardoso - Amapar
O magistrado Daniel Avelar teve como influência a grande experiência que adquiriu durante os 12 anos na condução dos julgamentos em júris populares para lançar o livro “Plenário do Tribunal do Júri”. A obra, em coautoria com o advogado Rodrigo Faucz Pereira e Silva, além de doutrina, serve como guia para magistrados e demais profissionais do Direito.
Avelar explicou à AMAPAR que a ideia para a concepção do livro era, realmente, trazer um pouco da experiência trilhada ao presidir, desde 2008, os trabalhos plenários no Tribunal do Júri de Curitiba, com a condução dos julgamentos. “Experiência que eu já passo aos juízes que participam dos cursos de formação ofertados pela Escola da Magistratura do Paraná, a vida prática do plenário”, contou.
O livro traz um roteiro bem completo. Com toda a parte dos procedimentos inerentes ao Tribunal do Júri, realmente dedicado aos magistrados, modelos de quesitação e outros elementos que garantem a qualidade da obra. “No livro é possível encontrar um manual, espécie de guia da condução dos trabalhos dos magistrados em plenário. Já atualizado de acordo com a manifestação do CNJ”, explicou o magistrado.
“A obra tem uma importância no sentido de auxiliar os magistrados que presidem os julgamentos, trazendo a experiência que eu tenho, em coautoria com o dr. Rodrigo. Essa visão bifocal, ele como advogado e eu como magistrado. Isso facilita a melhor cognição dos profissionais que pretendem atuar no plenário do Tribunal do Júri. Jurisprudências atualizadas, os tópicos essenciais, estão todos no livro. É um livro para os que querem estar sempre atualizados às dinâmicas do plenário”, sintetiza.