::Confraria do Júri::

A Confraria do Júri é uma associação que reúne promotores e procuradores que analisam a importância do Tribunal do Júri - Confraria do Júri

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
08/06/2022  - TJSC promove mutirão estadual do júri, com previsão de 430 sessões até novembro
 
TJSC

A partir deste mês de junho, a Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ), do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC), sensível ao acúmulo de sessões do Tribunal do Júri por realizar em diversas comarcas do Estado em decorrência da pandemia da Covid-19, passa a promover regime de mutirão para a realização dos julgamentos represados. A previsão é de realizar 430 sessões até o mês de novembro.

A corregedora-geral da Justiça, desembargadora Denise Volpato, destacou a importância do Tribunal do Júri. “A gravidade dos crimes de competência do júri demanda uma resposta do Estado, e o Poder Judiciário cumpre sua missão constitucional ao proporcionar condições para isso”, observou.

Em parceria com o Ministério Público de Santa Catarina, a Defensoria Pública Estadual e a seccional catarinense da Ordem dos Advogados do Brasil, o mutirão se estenderá até novembro de 2022 e chegará a pelo menos 19 comarcas: Araranguá, Barra Velha, Blumenau, Braço do Norte, Caçador, Camboriú, Capital, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Gaspar, Herval d’Oeste, Itajaí, Joinville, Lages, Navegantes, Palhoça, São Francisco do Sul e Tubarão.

Sob a coordenação técnica do juiz de direito e ex-conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Márcio Schiefler Fontes, 45 magistrados atuarão como cooperadores em unidades com competência do Tribunal do Júri. “O júri é um dos pilares de nosso sistema judicial e merece toda a atenção. O CNJ procurou manter dados atualizados durante a pandemia, mas em 2019, quando houve a elaboração de diagnóstico nacional específico, Santa Catarina figurou em posição de destaque graças aos magistrados e servidores que atuam na área, assim como aos demais atores processuais”, anotou o juiz. “A despeito das dificuldades, nada mais justo do que oferecer apoio a todos que se dispõem a, sem prejuízo de suas já árduas rotinas de trabalho, enfrentar mais esse desafio”, completou.

O Tribunal do Júri é o único órgão judicial que tem competência para julgar crimes contra a vida. Ele é composto do juiz de direito, que o preside, e do conselho de sentença, integrado por sete jurados sorteados dentre um número maior. É o conselho de sentença que tem o encargo de afirmar ou negar a responsabilidade do réu pelo fato criminoso que lhe é atribuído, cabendo ao juiz estabelecer a pena em caso de condenação. É a sociedade, representada pelos jurados, que dá o veredito.

O juiz-corregedor Marlon Negri, responsável pelo suporte às atividades do mutirão, salientou que “a Corregedoria-Geral da Justiça não está alheia à importância do Tribunal do Júri na sociedade, não apenas pela gravidade dos crimes por ele julgados, como também pelo fato de o Tribunal do Júri consistir num autêntico mecanismo de exercício da cidadania e da democracia, pois o órgão permite ao cidadão ser julgado por seus semelhantes, e principalmente por assegurar a participação popular direta nos julgamentos proferidos pelo Poder Judiciário”.

"Esta iniciativa da Corregedoria prestigia o atendimento aos anseios da sociedade. O Tribunal do Júri é uma importante forma de o cidadão inteirar-se do Sistema de Justiça e dele participar concretamente. Atende ainda o projeto a uma necessidade urgente do primeiro grau de jurisdição. Com a pandemia, a maior parte das sessões foi suspensa e vem sendo retomada aos poucos. Esse apoio será imprescindível para colocar a pauta em dia, e contribui sensivelmente para diminuir o acervo das unidades. Só temos que agradecer, apoiar e reconhecer e envergadura deste projeto", afirmou Eduardo Passold Reis, juiz da 1ª Vara Criminal de Blumenau, uma das unidades auxiliadas pela iniciativa da Corregedoria.

Como cooperador, o juiz Rodrigo Clímaco José, da comarca de Itá, também destacou a importância do mutirão: “Sabemos das dificuldades que a pandemia trouxe para a pauta de julgamentos de todos os juízes do Estado, principalmente para aqueles que atuam na área criminal. Por isso, nos colocamos à disposição da Corregedoria-Geral de Justiça para auxiliar esses colegas e conseguir dar andamento aos processos envolvendo crimes dolosos contra a vida, os quais, conforme recomendação do Conselho Nacional de Justiça, devem ser priorizados.”

Voltar


comente/critique essa matéria

 
Telefone

 Confraria do Jé ­ Rua 6, s/n�, CPA - Cuiab�/MT

  Produzido por Coltri Consultoria e Assessoria Organizacional
  www.coltri.com.br - fone: (65) 8404-0247
看着平平的胸部,让人说为“飞机场”丰胸产品,这种滋味真不好受。如何让A胸变为D胸呢?其实日常生活中有很多丰胸的食物丰胸达人,那么丰胸的食物有哪些呢?我们一起来看看吧酒酿蛋丰胸产品!为了更精确的爱护好女性的乳房,在此我们为您提供丰胸专家为您一对一免费指导!产后丰胸方法