::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
05/07/2024  - JFRJ promove sessão de Tribunal do Júri com tradução simultânea de Libras
 
JFRJ

A JFRJ realizou, nos dias 18 e 19 de junho, uma sessão do Tribunal de Júri com tradução simultânea de Libras. A iniciativa é da juíza federal Claudia Valeria Bastos Fernandes, da 4ª VF de São João de Meriti, e presidente da Comissão de Acessibilidade e Inclusão do TRF2. Segundo a magistrada, é a primeira vez que este recurso de acessibilidade é utilizado numa sessão de Tribunal do Júri Federal.

A juíza afirma que a iniciativa visa a garantir o direito constitucional das pessoas surdas ou com deficiência auditiva. “A acessibilidade, em todas as suas formas (comunicação, transporte, tecnologia, acesso à justiça, etc) é um direito fundamental das pessoas com deficiência e que deve ser garantido e observado, sobretudo, pelo Poder Público, razão pela qual essa iniciativa é, na verdade, uma ação afirmativa que garante o exercício do direito dessas pessoas”, disse.

Claudia Valeria acrescenta, ainda, que o TRF2 contratou intérpretes de Libras que estão disponíveis para atuarem na 2ª Região. O objetivo é atender às normas legais, incluindo a Resolução nº 401, do CNJ, que determina o desenvolvimento de diretrizes de acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência nos órgãos do Poder Judiciário. “Portanto, basta o magistrado que irá presidir a sessão do Júri solicitar os intérpretes ao Tribunal, que sempre serão em número mínimo de dois, em virtude da Lei nº 12.319/2010, que rege esta atividade profissional”, informou.

Além de um direito fundamental para garantir o direito de acessibilidade de comunicação das pessoas surdas e/ou com deficiência auditiva, a acessibilidade é uma determinação da Convenção Internacional dos Direitos das PCDs (Pessoas com Deficiência) ratificada pelo Brasil e incorporada ao ordenamento jurídico pelo Decreto nº 6.649/2009, com status de emenda constitucional, bem como da Lei nº 13.146/2015 (Lei Brasileira de Inclusão). Vale lembrar que Libras é a segunda língua oficial do país.

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT