::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
08/08/2024  - TJMT: Programa Mais Júri chega a Barra do Bugres e realizará 25 sessões de Tribunal do Júri
 
TJMT

A Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ-TJMT), a Defensoria Pública e o Ministério Público de Mato Grosso expandem o Programa Mais Júri em Mato Grosso. O programa, que tem o objetivo de acelerar a tramitação de processos de crimes contra a vida, tentados ou consumados, e que tenham decisões de pronúncia proferidas, chega à Comarca de Barra do Bugres (165 km de Cuiabá).

As sessões de julgamento tiveram início na segunda-feira (5 de agosto) e seguem até o dia 6 de setembro. Estão previstas 25 sessões do Tribunal do Júri, no Fórum ‘Desembargador Milton Figueiredo Ferreira Mendes’.

Segundo o juiz-auxiliar da CGJ e coordenador do programa Mais Júri, Emerson Cajango, o programa está sendo expandido para todo o Estado. Desde sua criação, em 2023, o mutirão já ocorreu nas Comarcas de Cuiabá, Sorriso e Várzea Grande.

“Seguimos com o nosso propósito de dar vazão às sessões do Tribunal do Júri acumuladas, reforçando o nosso compromisso com uma justiça mais célere e efetiva. Identificamos, durante a última correição em Barra do Bugres um alto número de processos acumulados, que se enquadravam no programa Mais Júri. Esperamos, com apoio de todos os parceiros, dar a resposta à sociedade naqueles crimes mais graves, que são contra a vida”, ressalta.

O juiz auxiliar complementa que, durante as correições, também foi constatado um acúmulo de processos em Terra Nova do Norte (675 km de Cuiabá). “Estamos nos preparando para levar o mutirão para a Comarca no mês de outubro, com a previsão de realização de 15 sessões do Tribunal do Júri”, adianta.

Mais Júri – O programa é o resultado do termo de cooperação interinstitucional firmado pelo Judiciário com a Defensoria Pública e o Ministério Público. O objetivo é realizar julgamentos de processos com decisão de pronúncia já proferida.

Em Barra do Bugres, para atender a demanda, foram convocados os juízes cooperados: Jorge Alexandre Martins Ferreira, Luiz Antonio Muniz Rocha, Maurício Alexandre Ribeiro, Ana Cristina Silva Mendes e João Filho de Almeida Portela.

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT