::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
12/02/2025  - MPMT: Réu é condenado a 17 anos de reclusão por feminicídio de namorada
 
MPMT

O réu José de Carvalho foi condenado a 17 anos de reclusão e 10 dias-multa pelo homicídio qualificado da namorada e por porte de arma de fogo sem autorização, em Primavera do Leste (a 231km de Cuiabá). O idoso de 75 anos foi julgado pelo Tribunal do Júri da comarca no dia 6 de fevereiro. O Conselho de Sentença acolheu a tese do Ministério Público de Mato Grosso e reconheceu que o crime foi praticado com emprego de meio cruel e contra mulher por razões da condição de sexo feminino (feminicídio).

A sentença estabelece o cumprimento da pena em regime inicial fechado, nega-lhe o direito de recorrer em liberdade, e condena o réu ao pagamento das custas e despesas processuais, bem como de indenização por dano moral no valor de 15 salários mínimos. Contudo, considerando o estado de saúde e a idade avançada do condenado, mantém o regime de prisão domiciliar, com monitoramento eletrônico, e estabelece prazo de 10 dias para que a defesa junte aos autos os exames e laudos médicos referentes ao atual estado de saúde dele. Atuou no júri a promotora de Justiça Tessaline Higuchi.

Conforme a denúncia do MPMT, o crime aconteceu em agosto de 2019, no interior da residência do réu, localizada no bairro Centro Leste. José de Carvalho, mediante emprego de violência doméstica e familiar contra mulher. Utilizando-se de meio cruel, matou a vítima, com a qual mantinha relação íntima de afeto por aproximadamente dois anos. “Ao chegar na casa do denunciado, o casal travou discussão verbal e, em determinando momento, ele desferiu dois disparos de arma de fogo” contra a vítima. Já gravemente ferida, a mulher foi arrastada pelo namorado até o portão da residência. Ele então se apossou de um facão e continuou a desferir golpes contra ela, que se encontrava caída no chão.

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT