::Confraria do Júri::

A Confraria do Júri convida você, membro do Ministério Público, a enviar seus artigos sobre o Tribunal do Júri para confrariadojuri@uol.com.br - Confraria do Júri

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Curiosidades
 
01/07/2020  - Os casos mais emblemáticos do Tribunal do Júri
 
Bruno Bottiglieri, professor Universitário. Mestre em Direito pela Universidade Santa Cecília. Autor de livros e artigos jurídicos.

Sabe-se que o Tribunal do Júri, por si só, chama a atenção de todos, sejam eles operadores do direito ou não, pois, os crimes de sua competência repercutem na imprensa em virtude do alto grau de reprovabilidade (crimes dolosos contra a vida).

 É importante aos acadêmicos e profissionais que pretendem militar nesta seara tão específica e sui generis do direito, compreender a sistemática, importância e a notoriedade do plenário do júri no contexto jurídico e social. Nesse contexto, listamos abaixo seis julgamentos brasileiros considerados emblemáticos e que tiveram grande repercussão na imprensa nacional e internacional:

•CASO DOCA STREET (1976): Raul Fernando do Amaral Street (Doca Street) seguiu sua amásia Ângela e desferiu vários tiros contra sua face e nuca, culminando por matá-la. Houveram dois júris, no primeiro, a pena de Doca Street foi de dois anos, com direito à sursis, o segundo, por sua vez, elevou a pena do acusado para 15 anos de reclusão.

•CASO RICHTHOFEN (2002): O casal Manfred Albert von Richthofen e Marísia von Richthofen foi assassinado a pauladas enquanto dormiam pelos irmãos Daniel e Cristian Cravinhos a mando da filha Suzane von Richthofen. Suzane e Daniel foram condenados a trinta e nove anos de reclusão, mais seis meses de detenção. Cristian foi condenado a 38 anos de reclusão, mais seis meses de detenção.

•CASO ELOÁ (2008): Trata-se do mais longo sequestro (mais de 100 horas) em cárcere privado já registrado pela polícia do Estado de São Paulo que adquiriu grande repercussão nacional e internacional. Lindemberg Fernandes Alves (22 anos), invadiu o domicílio de sua ex-namorada, Eloá Cristina Pimentel (15 anos) onde ela e colegas realizavam trabalhos escolares. Dois reféns foram liberados, restando no interior do apartamento, em poder do sequestrador, Eloá e sua amiga Nayara Silva. Durante a invasão da polícia no apartamento, Lindemberg atirou no rosto de Nayara e em Eloá, que não resistiu. O sequestrador foi condenado à pena de 39 anos e três meses de prisão por um homicídio, duas tentativas de homicídio, cinco cárceres privados e quatro disparos de arma de fogo.

•CASO ISABELLA NARDONI (2008): Também em São Paulo, Isabella de Oliveira Nardoni de apenas cinco anos foi jogada do sexto andar por Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá, respectivamente pai e madrasta da criança. O júri considerou o casal culpado por homicídio triplamente qualificado e fraude processual. Alexandre Nardoni foi condenado a 31 anos, 1 mês e 10 dias e Anna Carolina Jatobá, a 26 anos e 8 meses, em regime fechado. Pela fraude processual, devem cumprir ainda 8 meses e 24 dias, em regime semi-aberto.

•CASO ELIZA SAMUDIO (2010): Após investigações sobre o desaparecimento da modelo e atriz Eliza Silva Samúdio, Bruno Fernandes, que era goleiro do Flamengo, juntamente com outros réus, foram acusados de homicídio. Bruno foi condenado a 22 anos e 3 meses de prisão em regime fechado.

•MÉRCIA MIKIE NAKASHIMA (2010): A advogada Mércia Mikie Nakashima de 28 anos foi trancada dentro do carro e morreu afogada na represa de Nazaré Paulista, interior de São Paulo pelo seu ex-namorado e seu ex-sócio, Mizael Bispo de Souza. Mizael foi condenado a 22 anos e 8 meses de reclusão. Foram consideradas circunstâncias agravantes que qualificaram o crime: motivo torpe (fim do namoro), emprego de meio cruel (tiros em pontos vitais do corpo) e impossibilidade de defesa da vítima. Ele cumpre pena no presídio militar Romão Gomes, na capital, por ser policial reformado.

Como bônus, no cenário internacional, indicamos para estudo o caso O.J. SIMPSON (1994): Em 1994, o jogador de futebol Orenthal James (O.J.) foi acusado e preso pelo assassinato (golpes de faca) de sua ex-esposa Nicole Brown e de seu amigo Ronald Goldman. O julgamento sofreu inúmeras tensões e influências oriundas de manifestações contra a truculência e racismo pela polícia americana, dividindo, inclusive a opinião popular.O júri inocentou O.J. por dez votos contra dois. A série "American crime story: The people X O.J.Simpson" retrata da data do fatídico episódio até o veredicto final.

Também é importante conhecer a biografia de profissionais que marcaram a história do Tribunal do Júri no país, como por exemplo: Sobral Pinto, Evaristo de Moraes, Evandro Lins e Silva, Dante Delmanto, Waldir Troncoso Peres, Raimundo Pascoal Barbosa, Vicente Fernandes Cascione.

Na atualidade, destacamos alguns profissionais para pesquisa no âmbito da atuação em plenário: Edilson Mougenot Bonfim, Ércio Quaresma Firpe, Zanone Júnior, Otavio Naciff, Eugenio Carlos Balliano Malavasi e Mauro de Oliveira Filho.

Voltar


comente/critique essa matéria

 
Telefone

 Confraria do Jé ­ Rua 6, s/n�, CPA - Cuiab�/MT

  Produzido por Coltri Consultoria e Assessoria Organizacional
  www.coltri.com.br - fone: (65) 8404-0247
看着平平的胸部,让人说为“飞机场”丰胸产品,这种滋味真不好受。如何让A胸变为D胸呢?其实日常生活中有很多丰胸的食物丰胸达人,那么丰胸的食物有哪些呢?我们一起来看看吧酒酿蛋丰胸产品!为了更精确的爱护好女性的乳房,在此我们为您提供丰胸专家为您一对一免费指导!产后丰胸方法