::Confraria do Júri::

A Confraria do Júri convida você, membro do Ministério Público, a enviar seus artigos sobre o Tribunal do Júri para confrariadojuri@uol.com.br - Confraria do Júri

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Dicas de leitura
 
23/09/2014  - ''Ética e vergonha na cara'' - Mario Sergio Cortella
 
Confraria do Júri

Clqiue aqui e veja a foto do livro

O livro "Ética e vergonha na cara", do filósofo Mario Sergio Cortella e do professor da USP, Clóvis de Barros Filho, é daquelas obras cujo conteúdo tem relação com as motivações que se discutem em um Tribunal do Júri. A Editora é a Papirus 7 Mares. O lançamento, de 112 páginas, é de 2014.

Os autores estiveram em um debate, em Belo Horizonte, quando - por uma hora e meia - conversaram sobre questões do nosso cotidiano que, sim, enriquecem a visão do operador do Direito na sua lida dentro do Poder Judiciário. No link abaixo, acesse o debate:

www.youtube.com/watch?v=AqpdZcIDclQ

Veja também a sinopse do livro, impresso do site "Livraria da Folha":

Jogar lixo no chão, colar na prova, oferecer dinheiro em troca de algum benefício - todos esses são comportamentos que podem ser facilmente percebidos em nosso dia a dia, quase como se fossem situações corriqueiras e típicas da cultura brasileira.

Mas de que maneira isso se reflete na formação de crianças e jovens? A corrupção estaria mais próxima de nossa vida cotidiana do que gostaríamos de supor? Como Mario Sergio Cortella e Clóvis de Barros Filho discutem nesse livro, seja em casa, seja na escola ou no trabalho, muitas vezes os meios utilizados para alcançar um objetivo acabam sendo tratados como uma questão menor diante dos resultados obtidos.

Os autores lançam uma importante reflexão sobre o modo como orientamos nossas escolhas, mostrando de que forma a vergonha encontra seu lugar na ética, a fim de que possamos pensar e agir para além do comodismo e dos prazeres individuais.

Voltar


comente/critique essa matéria

 
Telefone

 Confraria do Júri - Rua 6, s/n�, CPA - Cuiab�/MT

  Produzido por Coltri Consultoria e Assessoria Organizacional
  www.coltri.com.br - fone: (65) 8404-0247