::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Documentos
 
24/02/2021  - Tribunal do Júri é tema de podcast do TJ-ES
 
TJ-ES

No episódio do Just Talk de 23 de fevereiro, o juiz Bernardo Fajardo Lima, que atua nas competências de trânsito, tráfico e júri da Primeira Vara Criminal de Cachoeiro de Itapemirim (ES), detalha como acontece o julgamento do Tribunal do Júri.

O magistrado ressalta que os crimes julgados pelo Júri Popular são os crimes dolosos contra a vida, previstos no artigo 121 a 126 do código penal: homicídio, induzimento, instigação ou auxílio ao suicídio, infanticídio e o aborto provocado pela gestante com seu consentimento e o aborto provocado sem o consentimento da gestante.

Além disso, explica todos os procedimentos do Júri e suas etapas, desde a instrução dos processos, até como é feita a escolha dos cidadãos que vão participar do corpo de jurados.

“São necessários no mínimo 15 jurados, e então é feito o sorteio de 7 jurados, que vão formar o Conselho de Sentença. A beleza do Tribunal do Júri é poder ver a sociedade manifestando o que pensa. O sentimento de justiça de cada um não depende do que estabelece a lei, o jurado pode manifestar o sentimento pessoal dele.”

Confira o episódio na íntegra no link abaixo:

https://open.spotify.com/episode/4xyu5eTqAJZY54NjWTt8yT

Clique aqui para ler a transcrição!


Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT