- 06/05 - TJMT promove audiência pública para debater Feminicídio
TJMT
A Audiência Pública Feminicídio: Diagnóstico e Prevenção realizada pelo Poder Judiciário será realizada nesta sexta-feira (dia 6). O evento será realizado por videoconferência na Plataforma Microsoft Teams e transmitida pelo canal oficial do TJMT do YouTube.
A proposta é debater o incremento de ações que incentivem as vítimas de violência a denunciar seus agressores e facilitar o acesso (multiportas) das mulheres vítimas de violência às medidas protetivas.
As inscrições devem ser realizadas, exclusivamente pela internet até às 11h do dia do evento e/ou enquanto houver vagas. O evento será realizado sexta (6/5), entre 13h30 e 18h30.
A presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Maria Helena Gargaglione Póvoas, a vice-presidente e coordenadora da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar no Âmbito do PJMT (Cemulher), desembargadora Maria Aparecida Ribeiro e o corregedor-geral da Justiça, desembargador José Zuquim Nogueira, participarão da Audiência. Além do Judiciário, o Ministério Público, a Defensoria Pública, a Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso, a Polícia Judiciária Civil, Polícia Militar e representantes de entidades e da sociedade, também participarão dos debates que prometem levar conhecimento e soluções para este problema social.
A audiência está formatada em dois eixos, com duas palestras:
‘A Cultura da Violência contra a Mulher e o Feminicídio no Brasil’, com a juíza Adriana Mello, titular do 1º Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.
‘Medida Protetiva de urgência como Medida de Política Pública’, com a advogada Alice Bianchini, de São Paulo.