::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
26/05/2020  - MT: Juiz pronuncia bisavó que enterrou bebê indígena em quintal
 
Site Olhar Jurídico

O juiz Conrado Machado Simão, da 1ª Vara Criminal e Cível de Canarana (a 604 km de Cuiabá) pronunciou Kutsamin Kamayura para que seja julgada no Tribunal do Júri pela tentativa de homicídio contra a pequena Analu Paluni, sua própria bisneta, em junho de 2018. A criança, à época recém-nascida, foi enterrada viva. O magistrado manteve as qualificadoras de meio cruel e recurso que impossibilitou a defesa da vítima.

O juiz relara que o Ministério Público ofereceu denúncia contra Kutsamin Kamayura narrando que no dia 5 de junho de 2018 ela tentou matar a recém-nascida Analu Paluni Kamayura Trumai, não consumando o ato por circunstâncias alheias à sua vontade.

A denúncia foi recebida em 12 de junho de 2018. A defesa de Kutsamin pugnou pela absolvição da ré e pela impronúncia da acusada, mas caso não fossem acolhidas nenhuma das teses, pleiteou a desclassificação do delito na modalidade dolosa para culposa (quando não há intenção de matar).

O magistrado, no entanto, entendeu que há elementos suficientes para a pronúncia da bisavó. Em decisão do último dia 19 ele manteve as qualificadoras de meio cruel e recurso que impossibilitou a defesa da vítima e Kutsamin deve ser julgada pelo Tribunal do Júri de Canarana.

"Do exame acurado dos elementos probatórios carreados aos autos, verifica-se que a denúncia deve ser acolhida e a ré pronunciada para ser submetida a julgamento pelo Tribunal do Júri", decidiu o juiz.

Entenda o caso

No dia 5 de maio de 2018 a Polícia Civil foi informada de um feto/recém nascido que teria sido enterrado em uma residência em Canarana, e deslocou para o endereço (rua Paraná) em conjunto com a Polícia Militar.

Ao iniciar escavação em busca do corpo, os policiais ouviram o choro do bebê e constaram que a criança estava viva. A bebê foi socorrida e encaminhada para socorro médico imediato.

A bisavó da bebê, , Kutsamin Kamayura, 57, foi presa na manhã do dia seguinte e, na ocasião, alegou que a criança não chorou após o nascimento, por isso acreditou que estivesse morta e, segundo costume de sua comunidade, enterrou o corpo no quintal, sem acionar os órgãos oficiais.

Em continuidade às investigações, a Polícia Civil com oitivas de testemunhas envolvidas no caso, apurou a conduta e participação da avó da vítima, a indígena Tapoalu Kamayura, 33.

Ela tinha conhecimento da gravidez da filha de 15 anos, em razão da adolescente ser solteira e o pai da criança já ter casado com outra indígena. Durante todo período gestacional também ministrou chás abortivos para interromper a gravidez, segundo os depoimentos colhidos.

A menina sobreviveu e foi entregue ao pai, que pediu a guarda e disse que não soube da gravidez da adolescente de 15 anos.

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT