::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
01/10/2020  - UNCMP dá início ao IV Encontro Nacional do Ministério Público do Tribunal do Júri
 
CNMP

Veja aqui a programação completa do evento, que conta com o apoio da Confraria do Júri.

Momento de reunião de instituições que acreditam no tribunal do júri e estão juntas na busca pelo aprimoramento do Ministério Público no seu papel de defesa da vida. Assim pode ser definido o IV Encontro Nacional do Ministério Público do Tribunal do Júri, iniciado na manhã desta quinta-feira, 1º de outubro. Realizado pela Unidade Nacional de Capacitação do Ministério Público (UNCMP), em parceria com a Confraria do Júri e com a Escola Nacional do Ministério Público (Enamp), o evento terá a duração de dois dias.

Pela primeira vez, o encontro tem transmissão on-line, a partir do Plenário do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). A solenidade de abertura foi conduzida pela presidente da UNCMP, conselheira Fernanda Marinela, que destacou o número recorde de 464 inscritos. “Este encontro busca a união de todo o Ministério Público brasileiro. Nossa intenção foi reunir autoridades que representassem cada uma das carreiras do MP e que pudessem trazer para o debate suas contribuições para o aprimoramento do tribunal do júri”, falou a conselheira.

Por ser o júri um tema tão importante, Fernanda Marinela explicou que as palestras do evento foram escolhidas levando em conta a relevância às carreiras do Ministério Público e à sociedade brasileira. “O tribunal do júri é indispensável para a democracia no Brasil. Dar voz e voto aos cidadãos significa dar ao povo o direito que ele efetivamente tem. O tribunal do júri traz essa contribuição de dar à população o papel de decidir o futuro de um cidadão do nosso país e o futuro da democracia”, disse.

Também integrante da mesa de abertura, o vice-presidente da UNCMP, conselheiro Sebastião Vieira Caixeta, destacou que a pandemia de coronavírus, apesar de representar um momento de desafio, mostrou-se uma oportunidade para que o evento pudesse ser reinventado. “Este evento já é tradicional e, neste novo formato, possibilita que tenhamos a participação de muito mais pessoas. Destaco a diversidade da grade de programação, que nos dá a oportunidade de ouvir diferentes representantes do Ministério Público”, falou.

O membro auxiliar da UNCMP, Danni Sales, disse que o tribunal do júri é a máxima expressão da democracia, pois nada é mais democrático que um julgamento por uma corte que, sem intermediários, consolida as aspirações de justiça de um povo. “O tribunal do júri consolida, dia a dia, os valores de proteção à vida mais contemporâneos que são transmitidos de geração a geração. As decisões podem até não representar o que há de mais técnico na formação jurídica e normativa dos juízes, mas retratam aspirações de justiça de uma sociedade. Milênios passarão, e a sensibilidade da consciência humana sempre vai se sobrepor à consciência meramente jurídica. A lei é pobre perto da riqueza da alma humana. Advirto aos críticos: negar o tribunal do júri é negar a própria expressão da democracia”, afirmou.

Também compuseram a mesa de abertura o presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público, Manoel Victor Sereni Murrieta e Tavares; o presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais (CNPG), Fabiano Dallazen; o presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), Fábio George Cruz da Nóbrega; o presidente do Colégio de Diretores das Escolas dos Ministérios Públicos, Marcus Aurélio de Freitas Barros; a representante da Confraria do Júri, Marcelle Rodrigues da Costa e Faria; e o representante da Escola Nacional do Ministério Público (Enamp), Marcelo André de Azevedo.

Libras

O IV Encontro Nacional do Ministério Público do Tribunal do Júri disponibiliza serviço de interpretação e tradução na Língua Brasileira de Sinais (Libras). A iniciativa é voltada à inclusão social e à promoção da cidadania das pessoas com deficiência auditiva.

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT