::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
05/10/2020  - Após dois dias de atividades, encontro do MP do Tribunal do Júri conta com a participação de cerca de 500 membros
 
CNMP

Finalizado na tarde da última sexta-feira, 2 de outubro, o IV Encontro Nacional do Ministério Público do Tribunal do Júri, contou com mais de dez palestras e ultrapassou a marca de 450 inscritos. O evento, realizado pela Unidade Nacional de Capacitação do Ministério Público (UNCMP), em parceria com a Confraria do Júri e com a Escola Nacional do Ministério Público (Enamp), teve início na quinta-feira, 1º de outubro, e abordou diferentes temáticas relacionadas ao tribunal do júri, visando ao compartilhamento de experiências e ao aperfeiçoamento institucional do Ministério Público na defesa da vida.

Pela primeira vez, o encontro teve transmissão on-line, a partir do Plenário do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Também foi disponibilizado o serviço de interpretação e tradução na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

No primeiro dia de programação, foram ministradas cinco palestras, que trataram de temas como a efetividade da Promotoria de Justiça no Tribunal do Júri e os desafios em tempos de pandemia. Já no segundo dia do encontro, aconteceram seis palestras, que abordaram temas como a neurocomunicação e o feminicídio.

Nas palavras da conselheira e presidente da UNCMP, Fernanda Marinela, “O tribunal do júri é indispensável para a democracia no Brasil”. Ela explicou que as palestras do evento foram escolhidas levando em conta a relevância às carreiras do Ministério Público e à sociedade brasileira. Para a presidente da UNCMP, “o tribunal do júri traz essa contribuição de dar à população o papel de decidir o futuro de um cidadão do nosso país e o futuro da democracia”.

O membro auxiliar da UNCMP, Danni Sales, por sua vez, ressalta: “O evento superou as expectativas e veio consolidar uma tradição da UNCMP, com pragmatismo, inovação, interação e unidade. O encontro congregou cerca de 500 membros de Ministério Público, reunindo procuradores da República, promotores de Justiça e procuradores de Justiça. Nós tivemos palestras que trouxeram temas importantes e contemporâneos”.

Em breve, as palestras ministradas no IV Encontro Nacional do Ministério Público do Tribunal do Júri estarão disponíveis no canal oficial do CNMP no YouTube (clique aqui).

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT